Page 46 - Livro MediaLab 2017/2018
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Viva a Ciência 129
A turma do 4.º 1ª da
Escola Básica de São
Vicente esteve a medir o
CO existente no ar.
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Tanto!!!
Aprendemos tanto!!!
Através do projeto "Eco-
sensors4Health" medimos a
quantidade de Dióxido de Carbono
(CO ) existente no ar, que é
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diferente quando o ar está Medição da quantidade de CO existente no ar - sala de aula
saturado, pois, chegámos a medir 2
117000 ppm (ao pé dos carros em
movimento). O recomendado pela O ar que inspiramos tem 78% N + 21% O + 0.04% CO . Quando
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OMS é 600ppm a 800ppm em expiramos libertamos 78% N + 16% O + 4.4% CO . Devemos tentar
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espaços fechados. manter o ar o menos saturado possível para uma melhor qualidade de
O Ar é composto por Azoto(N ) + vida.
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Oxigénio(O ) + outros gases, dos
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quais faz parte o Dióxido de
Carbono (CO ).
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Web Dóing
No dia 9 de novembro de 2017, a turma
do 4.ºA da EB Parque Silva Porto saltou
até à oficina criativa da Dóing. Os alunos
"disfarçaram-se" de várias profissões
para pôr as mãos à obra. Nasceram
muitas ideias... última tecnologia em
material reciclado!
Alunos do 4.º A da EBPSP na Dóing – Pavilhão do Conhecimento
Hora do Código - Angry Sabias que… Cientista por um
Birds momento
Nesta atividade de programação Há animais que funcionam a No dia 8 de novembro de 2017, a
utilizámos os iPads, demos energia solar? Há, mas são muito turma do 4.ºA da EBPSP viajou
instruções ao Red para conseguir raros. É preciso que aconteça até ao laboratório da Ciência
apanhar o Porco Verde. E ao algo especial. Contudo, há Viva para participar no "Safari
Zombie para este comer o lesmas do mar que o conseguem Microscópico". Nesta aventura,
girassol. Utilizámos uma fazer porque comem algas os seres observados foram as
linguagem nova e diferente. Foi verdes. formigas, as dáfnias e as células
muito giro e interessante. Para saberes mais consulta: do epitélio bucal.
Gostámos muito. www.rtp.pt/play/zigzag/p2739/