Page 52 - Livro Media Lab 2017
P. 52
11/28/2016 Medialab
Viva a Ciência 95
3.ºB da EB Sampaio
Garrido na Escola Ciência
Viva do Pavilhão do
Conhecimento
Uma semana maravilhosa!
Gostámos muito desta semana e adorámos a
Bicicleta Voadora. Todos nós andámos pela
primeira vez e foi fantástico.
As exposições foram muito interessantes,
principalmente, a “Risco”. Aprendemos quais As nossas pontes aguentaram o peso e ficaram bem construídas
os riscos que podem aparecer na nossa vida e
como podemos lidar com essas situações…
Na oficina “Dóing” pusemos a funcionar Os laboratórios foram um lugar de grande A nossa semana foi tão boa que desejamos
motores que acendiam luzes, faziam barulhos aprendizagem. Como fazer uma pizza sem voltar à Escola da Ciência Viva quando
e, ainda, um motor que fazia desenhos muito glúten na cozinha e a surpresa das formigas tivermos oportunidade.
lindos. no laboratório.
Quem é o mais rápido?
Através de uma experiência com uma coluna
de água de 1,5 m, uma caixa de areia e 6
berlindes, Francisco Andrade mostrounos
porque é que o atleta Usain Bolt consegue ser
5 vezes mais rápido do que o Michael Phelps
a nadar. O investigador explicou que isso
acontece porque a água é um fluído mais
viscoso do que o ar, tem mais atrito.
Chegámos por fim à conclusão que os
campeões do mar são os atuns, que nadam a
70Km/hora.
Cientistas júniores realizam testes
Exposição EXPLORA O que é para ti a À conversa com o
ciência? Francisco Andrade
Nesta exposição em cada É ser curioso e fazer perguntas. Com o biólogo marinho ficámos a saber
experiência há uma explicação de É fazer perguntas e responder a essas mais sobre o que se passa no mar e
como fazer e o porquê do que perguntas. Aprender coisas novas. alguns segredos guardados dentro de
A ciência são coisas por desvendar.
água. Queremos agradecer a sua
estava a acontecer. Também é Matemática e Português, disponibilidade e, por momentos, ter
A exposição Explora é uma das melhor, um bocadinho de todas as trocado os seus alunos para vir falarnos
mais educativas e dános a disciplinas escolares. de coisas tão maravilhosas.
possibilidade de experimentar e
compreender a razão de alguns
“porquês”.
http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1123/ 2/2