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11/23/2015                                              Medialab
                                                   Viva a Ciência                                              67







          Na ECV participámos
          numa conferência








          No dia 3 de novembro a turma do
          3.ºD da EB1 S. João de Deus
          participou no IODP Portugal Day.


          Entrámos no auditório Mariano Gago e
          estavam muitas pessoas a ouvir uma cientista
          falar. A conferência era em inglês e falavam
          sobre o MAR. Entretanto fizeram uma ligação
          via Skype para o barco que anda no mar a          À conversa com o investigador que estava a bordo do JOIDES Resolution
          investigar. O barco tinha o nome JOIDES
          Resolution. Um colega nosso colocou a
          seguinte questão: “Quantos quilos de  Na escola fizemos um problema com estes  Gostámos de participar na conferência porque
          sedimentos já recolheram?“ E, sem sabermos  dados e ficamos a saber que já tinham  era muito importante para os cientistas. Foi
          porquê todos se riram. Depois explicaram­nos  recolhido 360 kg de sedimento.  uma oportunidade única!
          que os sedimentos se medem em quilómetros
          e não em quilos. Ficamos a saber que 1 km
          corresponde a 40 kg de sedimento e que já
          tinham recolhido 9 km.






                                                                                 Com a cabeça no fundo
                                                                                 do mar




                                                                                 No laboratório observámos um segmento de
                                                                                 sedimentos retirado do fundo do oceano.
                                                                                 Preparámos esfregaços em lâminas para
                                                                                 serem observados no microscópio.
                                                                                 Observámos as diatomáceas que são micro
                                                                                 fósseis.
                                                                                 Peneirámos sedimentos e observámos na
                                                                                 lupa binocular foraminíferos fósseis.
                                                                                 Estes dois grupos de organismos vivem nas
                                                                                 águas do oceano.



                     Alunos da EB1 Mestre Querubim Lapa a observar o segmento de sedimentos



          Engenheiros constroem Afinal o que é a                                Viral ­ Uma experiência
          Pontes Seguras                      ciência?                          Contagiante

          Sabendo para que servem as          A ciência é um conjunto de estudos onde Na exposição Viral existiam os seguintes
          pontes e depois de termos visto     se faz experiências, pesquisas, buscas.  módulos: máquina dos vírus /peluches;
          muitas e diferentes, tentámos       Pode­se encontrar em todo o lado. A  máquina do vazio; máquina contagiante e
                                              ciência estuda desde a célula mais
                                                                                balança de vírus (pesava quantos fungos,
          construir pontes seguras. Projeto,  pequena até ao espaço sideral, desde as  micro­organismos e bactérias que
          materiais e mãos à obra! Depois     plantas mais raras até os dinossauros e  tínhamos. Uma exposição mesmo de
          de construídas, as pontes           muito mais.                       contagiar!
          passaram o 1.º teste mas, só duas
          resistiram a todos os testes.



      http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/957/                                                           2/2
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