Page 54 - brochura_oferta_educativa_2020.pdf
P. 54

a partir de
              COZINHAR              março 2021                     ROBÔS

              (LÍQUIDOS A VAPOR)                                   COM COR!



              Os alimentos cozinhados apresentam                   Os Ozobots são micro robôs de 2,5
              características diferentes dos alimentos             cm de altura aptos a seguir caminhos
              crus, e numa cozinha existem diferentes              criados em papel. Podem executar
              formas de confeção. Será que cozinhar                diferentes tipos de movimento, como
              alimentos em líquido ou a vapor                      rodar ou andar em ziguezague, e ativar
              fará alguma diferença? A textura, o                  luzes de diferentes cores, realizando
              cheiro e a composição nutricional                    animações coloridas. É possível
              são diferentes, quando se usa cada                   programar estes pequenos robôs com
              um destes métodos? Nesta atividade                   códigos de cores e com o OzoBlockly,
              iremos cozinhar alimentos e registar                 uma linguagem de programação
              DV FDUDFWHU¯VWLFDV REWLGDV  ͤFDQGR D                 por blocos. Durante a atividade

              conhecer as técnicas mais adequadas                  vamos explorar os dois sistemas de
              para que cada alimento não perca o seu               SURJUDPD©¥R H UHDOL]DU DOJXQV GHVDͤRV
              valor nutricional.

                                                                       ROBÓTICA · SENSORES · PROGRAMAÇÃO
                  COZER A VAPOR · COZER EM LÍQUIDO ·                    60 MIN
                  TEXTURA · CHEIRO                                      DÒING – OFICINA AUMENTADA
                   60 MIN
                    A COZINHA É UM LABORATÓRIO
                                                                   MICROCOSMOS

                                                                   AQUÁTICO

              PAPER CIRCUITS COM
                                                                   Que misteriosos organismos aquáticos
              TINTA CONDUTORA                                      derivam ao sabor da corrente nos

                                                                   nossos oceanos e rios? Qual a sua
              Nesta atividade vamos fazer postais                  importância nas cadeias alimentares
              eletrónicos sem cabos nem soldadura.                 dos ecossistemas aquáticos? É verdade
              Os alunos vão aprender a ligar LED,                  que mais de metade do oxigénio da
              montar o circuito utilizando tinta                   Terra é produzido por microalgas?
              condutora, e ver o postal ganhar vida.               Os alunos irão usar microscópios
              Com a tinta condutora, fazer circuitos               H OXSDV SDUD LGHQWLͤFDU H HVWXGDU
              eletrónicos é tão fácil como desenhar.               zooplâncton, microalgas e outros
                                                                   pequenos organismos essenciais para
                                                                   a preservação do ambiente. Irão ainda
                  ELETRÓNICA · CIRCUITOS ELETRÓNICOS ·
                                                                   construir o seu próprio modelo de
                  COMPONENTES ELÉTRICOS
                                                                   ͤWRSO¤QFWRQ
                   60 MIN
                   DÒING – OFICINA AUMENTADA
                                                                       PLÂNCTON · BIODIVERSIDADE · CÉLULA ·
                                                                      MICROSCÓPIO · CADEIAS ALIMENTARES
                                                                        60 MIN
                                                                        LABORATÓRIO
                                                           50
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59