O CONHECIMENTO é o nosso maior aliado, sobretudo agora que o mundo enfrenta uma pandemia e uma crise de desinformação.
O que é o contágio? Como controlar uma pandemia? Porque é tão importante lavar as mãos? Que agentes de contágio são responsáveis por que doenças?
Para ajudar a responder a estas e outras perguntas, o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva produziu a exposição interativa VIRAL em colaboração com Universcience, em Paris, e Heureka, em Helsínquia.
VIRAL é uma exposição que explora o que é o contágio e qual o seu impacto nas nossas vidas. A mostra é composta por 24 módulos interativos, divididos em cinco áreas. Em cada uma delas os visitantes exploram o contágio numa narrativa que engloba fenómenos de biologia, epidemiologia e saúde pública, a ciência das redes, psicologia e as ciências sociais.
Estamos a viver tempos de contágio e a exposição VIRAL foi atualizada no sentido de trazer aos visitantes conteúdos alargados e rigorosos sobre a Covid-19. Os novos módulos evidenciam a resiliência da sociedade face a esta pandemia e a importância da investigação científica e o desenvolvimento tecnológico no combate à pandemia.
VIRAL foi considerada pelo Exploratorium de São Francisco e pelo Center for Advancement of Informal Science Education (CAISE) como uma das mais notáveis exposições de 2016. leia o artigo.
Visite a exposição até Junho de 2023 em Valencia, Espanha
Módulos: 24
Idiomas: Trilingue
Espaço necessário: 600 m2
Instalação: 8 dias
Desmontagem: 7 dias
Altura mínima da sala: 3 m
Informação de transporte: 4 atrelados (2,7 m de altura) ou 5 contentores
Acessibilidade: acessível a visitantes com mobilidade reduzida e conteúdos em LGP e Braille