3.º cíclo do ensino básico
Sejam miscíveis ou imiscíveis, façam flutuar ou submergir, muitos são os fatores que condicionam cada uma destas características num fluido. Vamos pesquisar o comportamento de diferentes fluidos enquanto preparamos uma bebida bem refrescante, gaseificada ou não, ao gosto de cada um.
carbonatação | densidade | flutuação | separação de camadas | submersão
60 min
3.º cíclo do ensino básico
É importante agirmos com mais responsabilidade para proteger o nosso planeta! A reciclagem e a separação de resíduos são um passo importante, mas continuamos a utilizar embalagens descartáveis. Como poderá a gastronomia molecular contribuir para um consumo mais sustentável? Nesta atividade vamos conhecer diferentes ingredientes e tecnologias para criar uma embalagem não só biodegradável como também comestível!
gastronomia molecular | meio ambiente | sustentabilidade
60 min
3.º cíclo do ensino básico
No que diz respeito aos fósseis, há vida para além dos dinossauros! Os estudantes vão ser desafiados a triar, observar e identificar minúsculos invertebrados fossilizados provenientes de diferentes jazidas portuguesas, utilizando técnicas de microscopia e preparação de microfósseis. Desta forma, poderão concluir que paleoambientes estão associados às diferentes amostras em análise.
fósseis | jazida | microscopia | paleontologia
60 min
3.º cíclo do ensino básico
Sabemos que um ecossistema é composto por organismos vivos que interagem entre si e com o ambiente à sua volta. Mas então e o pátio da escola, pode ser considerado um ecossistema? Nesta atividade vamos olhar com outros olhos para o pátio da escola, partir em busca de todos os elementos que compõem um ecossistema, e refletir sobre as perturbações a que estão expostos.
ecossistema | biodiversidade | fatores bióticos | fatores abióticos | ameaças ambientais
60 min
No pátio da escola - disponível de março a maio de 2025
3.º cíclo do ensino básico
Duas características essenciais de qualquer tipo de rocha são a sua composição mineralógica, determinada pelo tipo e quantidade relativa de minerais que contém, e a textura, dependente da forma, tamanho e arranjo dos minerais ou outros componentes da rocha. E a vossa escola, que rochas tem?
ciclo das rochas | minerais | rochas ígneas | rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas
60 min
No pátio da escola - disponível de março a maio de 2025