3.º cíclo do ensino básico
É importante agirmos com mais responsabilidade para proteger o nosso planeta! A reciclagem e a separação de resíduos são um passo importante, mas continuamos a utilizar embalagens descartáveis. Como poderá a gastronomia molecular contribuir para um consumo mais sustentável? Nesta atividade vamos conhecer diferentes ingredientes e tecnologias para criar uma embalagem não só biodegradável como também comestível!
gastronomia molecular | meio ambiente | sustentabilidade
60 min
3.º cíclo do ensino básico
O que é um espetro de luz e como o podemos utilizar para compreender o cinema? Através de uma série de experiências vamos explorar as propriedades da luz, visualizar a diferença entre a luz laser e a luz normal, e perceber o funcionamento do órgão responsável pela visão, o olho humano. Preparados para esta sessão de cinema laboratorial?
visão | lentes | convergência | refração | olho humano | luz
60 min
3.º cíclo do ensino básico
Nesta atividade os alunos vão escolher uma ou mais constelações e marcá-las no papel com um pin. Vão verificar a diferença na luz entre circuitos série e paralelo, e descobrir como se ligam os LED. Vão também construir um circuito no papel usando fita de cobre autocolante e levar para casa uma luz de presença que também é um projetor de estrelas.
circuitos série e paralelo | eletrónica | LED
60 min
3.º cíclo do ensino básico
Sabemos que um ecossistema é composto por organismos vivos que interagem entre si e com o ambiente à sua volta. Mas então e o pátio da escola, pode ser considerado um ecossistema? Nesta atividade vamos olhar com outros olhos para o pátio da escola, partir em busca de todos os elementos que compõem um ecossistema, e refletir sobre as perturbações a que estão expostos.
ecossistema | biodiversidade | fatores bióticos | fatores abióticos | ameaças ambientais
60 min
No pátio da escola - disponível de março a maio de 2024
3.º cíclo do ensino básico
Duas características essenciais de qualquer tipo de rocha são a sua composição mineralógica, determinada pelo tipo e quantidade relativa de minerais que contém, e a textura, dependente da forma, tamanho e arranjo dos minerais ou outros componentes da rocha. E a vossa escola, que rochas tem?
ciclo das rochas | minerais | rochas ígneas | rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas
60 min
No pátio da escola - disponível de março a maio de 2024