2.º cíclo do ensino básico
Quais os segredos das técnicas de gastronomia molecular? Nesta atividade os alunos vão conhecer melhor os ingredientes, as diferentes técnicas e aprender como combinar tudo de forma a confecionar receitas criativas. Substituímos os tubos de ensaio e erlenmeyers por tachos e panelas, e os agitadores magnéticos por colheres de pau, para descobrir como usar algas na preparação de deliciosos géis e esferificações.
algas marinhas | esferificação | espessantes | gelificantes
60 min
2.º cíclo do ensino básico
Os Ozobots são uns microrobôs seguidores de linha capazes de reconhecer cores. Podem ser programados para andarem a diferentes velocidades, aos ziguezagues, em marcha atrás, rodar… Durante esta atividade vamos programar os Ozobots com marcadores de cor e realizar desafios como pô-los a “comer” e a dormir.
programação | robótica | sensores
60 min
2.º cíclo do ensino básico
Que seres microscópicos são responsáveis pela produção da maior parte do oxigénio da Terra? Qual a sua importância nas cadeias alimentares marinhas? Com recurso a lupas e microscópios, os alunos vão observar os misteriosos organismos que habitam os nossos oceanos, mares e lagos, e compreender as adaptações extraordinárias que permitem que fiquem “à deriva” na água.
plâncton | água | biodiversidade | poluição | ambiente
60 min
2.º cíclo do ensino básico
Nenhum homem é uma ilha”, e também nenhuma espécie vive isolada. As interações entre plantas, animais, fungos e outros organismos são essenciais para a manutenção da biodiversidade. Muitas plantas precisam da ajuda de insetos para se reproduzirem, e esta é uma relação muito especial. Nesta atividade vamos conhecer a belíssima história natural que liga as plantas aos insetos.
biodiversidade | insetos | interação planta-animal | polinização | reprodução das plantas
60 min
No pátio da escola - disponível de março a maio de 2024