2.º cíclo do ensino básico
Quais os segredos das técnicas de gastronomia molecular? Nesta atividade os alunos vão conhecer melhor os ingredientes, as diferentes técnicas e aprender como combinar tudo de forma a confecionar receitas criativas. Substituímos os tubos de ensaio e erlenmeyers por tachos e panelas, e os agitadores magnéticos por colheres de pau, para descobrir como usar algas na preparação de deliciosos géis e esferificações.
algas marinhas | esferificação | espessantes | gelificantes
60 min
2.º cíclo do ensino básico
Muitos dos ingredientes utilizados na gastronomia portuguesa são originários de outros continentes. Batatas, laranjas e especiarias são alguns alimentos que temos como nossos e que, afinal, vieram de além mar. Mergulhem connosco numa aventura culinária onde iremos descobrir o sabor, cor e aroma de outras paragens.
biodiversidade | cozinha molecular | origem dos alimentos
60 min
2.º cíclo do ensino básico
No outono e na primavera, campos e cidades tornam-se o palco das chamadas “formigas de asa”. Mas qual é a origem e função destas formigas? Levamos as colónias de formigas do Laboratório do Pavilhão do Conhecimento a visitar as escolas, para observarmos a sua organização e discutirmos as funções das diferentes castas, incluindo a rainha, o tipo de alimentação e a forma como comunicam.
colónia | ecossistema | feromonas | inseto
60 min
2.º cíclo do ensino básico
Como funciona uma pilha? Que materiais conduzem eletricidade? E onde é gerada a eletricidade que usamos em casa? Nesta atividade, os estudantes vão construir diferentes circuitos elétricos e explorar o seu funcionamento. Vão também diagnosticar e resolver problemas em circuitos elétricos típicos do nosso dia a dia, desde um simples interruptor até às decorações luminosas de Natal.
circuito elétrico | curto-circuito | eletricidade | voltagem
60 min
2.º cíclo do ensino básico
Os Ozobots são uns microrobôs seguidores de linha capazes de reconhecer cores. Podem ser programados para andarem a diferentes velocidades, aos ziguezagues, em marcha atrás, rodar… Durante esta atividade vamos programar os Ozobots com marcadores de cor e realizar desafios como pô-los a “comer” e a dormir.
programação | robótica | sensores
60 min
2.º cíclo do ensino básico
Nenhum homem é uma ilha”, e também nenhuma espécie vive isolada. As interações entre plantas, animais, fungos e outros organismos são essenciais para a manutenção da biodiversidade. Muitas plantas precisam da ajuda de insetos para se reproduzirem, e esta é uma relação muito especial. Nesta atividade vamos conhecer a belíssima história natural que liga as plantas aos insetos.
biodiversidade | insetos | interação planta-animal | polinização | reprodução das plantas
60 min
No pátio da escola - disponível de março a maio de 2025