Viver com a depressão


A depressão deve ser falada abertamente porque as crianças sentem-se com frequência a causa da doença dos pais. É importante que os membros da família zelem pelo seu bem-estar. A depressão é uma das perturbações mentais mais comuns em Portugal, afectando um em cada cinco portugueses em algum momento das suas vidas.

As pessoas deprimidas podem fortalecer a sua resistência, fazendo algo por elas próprias. Seguem três regras que ajudam ou poderão ajudar o individuo contra a depressão: pensamento positivo; relaxamento regular; grupos de apoio social.

Causas

Os especialistas suspeitam que a depressão se deve a vários factores e não uma única  causa - factores genéticos, biológicos, sexuais, hormonais, abuso ou opressão, bem como a certas características da personalidade do doente.

Hereditariedade

Verificam-se vários casos de depressão no seio de uma mesma família, o que prova que esta doença pode ser hereditária. No entanto, nem toda a gente com historial de depressão familiar desenvolve a doença. Por outro lado, é igualmente possível que alguém sem historial familiar possa vir a sofrer de depressão.


Factores biológicos

O cérebro é um factor muito significativo no tratamento da  depressão: os neurónios libertam substâncias químicas, os neurotransmissores, que controlam a resposta do indivíduo ao meio exterior; as pessoas com depressão apresentam um funcionamento deficiente dos neurotransmissores. Variações de serotonina (um neurotransmissor) e de estrogénio (uma hormona) também parecem  influenciar esta doença, o que explica a maior tendência das mulheres para a depressão. Além disso, as mulheres com depressão dormem mais do que os homens e a sua glândula da tiróide parece funcionar de maneira diferente. Há doenças que também podem levar a estados depressivos.

Motivos psicossociais

Abuso sexual ou psicológico são factores de risco para a depressão na mulher. Estudos mostram que mulheres que tenham sido molestadas na infância são mais propensas a depressões. Mulheres que tenham sido vítimas de violação na adolescência ou na idade adulta também apresentam tendência para a depressão.


Questões financeiras

Problemas financeiros contribuem decisivamente para a depressão nas mulheres - o número de mulheres de classe média-baixa com depressão é o dobro das mulheres de classe média-alta atingidas por essa doença.