D803 - Andar de bicicleta em Helsínquia


À medida que os computadores pessoais se tornaram mais potentes, e que foram desenvolvidas comunicações mais rápidas na rede pública de telefones, como as linha RDIS (ISDN) ou ADSL, surgiram novas oportunidades no desenvolvimento de futuras interfaces de utilizador.

No novo modelo Helsínquia Virtual os utilizadores podem fazer reservas no seu restaurante favorito ou fazer um chamada telefónica pela Internet para um amigo. Se a chuva dificultar uma ida às compras, o utilizador pode facilmente aceder à Loja Virtual e assistir a uma apresentação de produtos em vídeo ou 3D, antes de decidir o que vai comprar.

 

A Finlândia, que detém o recorde mundial da taxa de penetração de telefones móveis e do número de endereços Internet, oferece um ambiente altamente sofisticado aos operadores de telecomunicações.

Lançado em 1996, o projecto Helsinki Arena 2000 inclui um modelo 3D do centro de Helsínquia, um interface de utilizador que permite explorar e encontrar serviços na Internet que estão disponíveis na cidade real.

Os modelos 3D têm vindo a atrair um interesse crescente em todo o mundo. Com a tendência para uma utilização da Internet mais fácil e segura, as empresas despertaram também para as possibilidades comerciais destes modelos. Neste domínio, o modelo 3D Helsinki Arena 2000 iniciou uma nova via. O modelo permite dar saltos no tempo, inserir fotografias panorâmicas e está ainda dotado de controles fáceis para movimentação na cidade.

O modelo Helsínquia Virtual foi construído utilizando linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language), que permite adicionar ao ambiente voz, imagens e mesmo vídeo-clips. Tudo isto, combinado com uma ligação mais rápida a um fornecedor de serviços de Internet (ISP), como o Kolumbus, oferece aos utilizadores do Helsínquia Virtual uma experiência muito agradável.

Para esta exposição, a Arcus Software Oy, uma empresa subsidiária da Companhia de Telefones de Helsínquia, seleccionou uma área limitada do modelo Helsínquia Virtual. Algumas das possibilidades oferecidas pelo protótipo estão presentes neste modelo. Enquanto viaja de bicicleta pela cidade, o utilizador pode facilmente localizar lugares que lhe são familiares, conhecer um pouco da história da cidade, ou simplesmente passear.

O futuro dos modelos 3D parece promissor. O interesse entre os utilizadores aumentou e estão em desenvolvimento novas funções. No novo modelo Helsínquia Virtual os utilizadores podem fazer reservas no seu restaurante favorito ou fazer um chamada telefónica pela Internet para um amigo. Se a chuva dificultar uma ida às compras, o utilizador pode facilmente aceder à Loja Virtual e assistir a uma apresentação de produtos em vídeo ou 3D, antes de decidir o que vai comprar.

O modelo Helsinki Arena 2000 é um projecto da Companhia de Telefones de Helsínquia em colaboração com um consórcio de empresas líderes no sector.

Colaboração: Elisa Communications OYJ