D703 - A comunicação global dos cachalotes


O cérebro do cachalote, que pesa entre 8 e 9 Kg, é o maior do mundo e tem mais massa cinzenta (relacionada com a inteligência e outras capacidades) do que o cérebro humano. Os cachalotes e as outras baleias comunicam em frequências extremamente baixas, o que faz com que o som chegue mais longe. Os cachalotes também tiram vantagem dos diferentes níveis de temperatura existentes no oceano 1 Km abaixo da superfície. O som percorre distâncias muito grandes entre os níveis de água, tal como um raio laser num cabo óptico. O homem também é capaz de tirar proveito destes diferentes estratos térmicos: os submarinos escondem-se debaixo deles.

Investigador: Rauno Lauhakangas, Universidade de Helsínquia.

Sons de cima para baixo: 1) o bater das ondas e uma gaivota, 2) mergulhão, 3) foca cinzenta, 4) golfinho, 5) baleia corcunda, 6)cachalote.

Desde há muito que os investigadores se interessam por uma das maiores baleias com dentes do mundo, o cachalote. Contudo, a evolução do cérebro humano e do cérebro do cachalote tem sido tão diferente que não podemos sequer estimar o grau de inteligência actual dos cachalotes e das outras baleias.