D603 - Netpizza


O comércio electrónico

O comércio electrónico está a aumentar gradualmente. As primeiras aplicações são semelhantes a versões electrónicas de encomendas por correio: são disponibilizados catálogos na Internet a partir dos quais se pode encomendar o produto pretendido, o qual é enviado, por exemplo, para pagamento em dinheiro no acto da entrega. No comércio electrónico mais avançado, o catálogo de produtos está ligado directamente ao inventário de stocks, e assim o cliente tem automaticamente a mesma informação que o vendedor sobre a disponibilidade do produto. Contudo, as compras na Internet só são genuinamente compras electrónicas quando o pagamento também é efectuado pela Internet. Neste caso, o dinheiro circula na Internet juntamente com outros fluxos de informação, pelo que a segurança das transações de pagamentos é da maior importância.

Base

1 dl de água tépida

20 gr de fermento

3 dl de farinha

umas gotas de azeite

uma pitada de sal

1 lata de tomate em pedaços

1 lata de polpa de tomate

queijo ralado

 

Recheio

queijo ralado

tiras de presunto

fatias de salame

atum

camarões grandes

cogumelos

pedaços de ananás

pimento

alho

 

Preparação

Misture o fermento com a água tépida. Junte sal, a farinha e o azeite. Amasse os ingredientes até que a massa se despegue das suas mãos ou da taça. Espalhe farinha pela superfície e deixe-a repousar por uns minutos.

Disponha a massa de forma circular sobre uma tabuleiro de ir ao forno. Escorra o tomate em pedaços e misture com a polpa de tomate. Espalhe sobre a base da pizza. Espalhe sobre os pedaços de tomate as tiras de presunto, as fatias de salame, o atum escorrido, os camarões, os cogumelos fatiados, os pedaços de ananás, tiras de pimento e alho esmagado. Por cima de tudo, espalhe queijo ralado e oregãos.

Coza a pizza no forno a 250 graus, durante 10-15 minutos, até o queijo estar bem derretido e a pizza apresente um tom dourado.

 

apagar

instruções

voltar atrás

anular

terminar

iniciar

detalhes do pedido

nome

continuar

confirmação do pedido

aceitar

encomendar

agradecer

não se esqueça de pedir o seu recibo

escolha um ingrediente e adicione-o à pizza

escolha uma pizza já pronta

faça a sua própria pizza

  

Quando se fazem pagamentos electrónicos, os interesses de todas as partes têm de ser acautelados. A instituição financeira tem de poder confiar tanto nos consumidores como nos vendedores. Os consumidores têm de poder confiar na instituição financeira que desconhece o que eles estão a comprar e quem é o vendedor. Efectuar pagamentos na Internet devia ser o mesmo que comprar a dinheiro. Todas as partes têm de poder confiar que o dinheiro é válido.

A ICL concebeu numerosos pontos de venda na Internet e comunidades virtuais que estão a funcionar:

http://www.destinos.online.pt/ (viagens)

http://www.algarvestart.com/Por/por-winkelen/shopping%20online.htm (compras variadas)

http://www.ages.net/ (conveniência)

http://www.shoppingdirect.pt (conveniência)

http://html.globalshop.pt (tudo e mais alguma coisa)

http://www.globalshop.pt/ondaticket/ (bilheteira)

http://www.miau.pt (leilões online)

http://www.sivaonline.pt (viaturas)

http://www.e-deal.pt/ (acções)

http://pt.fraganzia.com (perfumes)

http://www.mysticshirt.com/ (roupa)

http://www.chip7.pt (informática)

http://www.giganetstore.com (informática e telecomunicações)

http://www.mediabooks.com/ (livros, jogos e DVD)

http://www.blockbuster.pt/ (filmes)

http://www.solshopping.pt (centro comercial)

http://www.fishplanet.pt/ (pet shop online)

 

Se quisermos ver como as vendas na Internet passaram de simples páginas electrónicas para se tornarem negócios, valerá a pena consultar o endereço

http://www.vector21.com.