D507 - TCP/IP


Para que os computadores possam comunicar entre si, é necessário que utilizem um sistema de envio e recepção de mensagens previamente acordado, isto é, uma espécie de conjunto de regras de trânsito. O sistema de envio e recepção de mensagens mais conhecido e divulgado é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).

A Internet é, de facto, apenas uma enorme rede de computadores que utilizam o protocolo TCP/IP. Toda a Internet assenta nesta característica essencial da rede, o que permite que ela se expanda facilmente e que as operações se distribuam. A rede TCP/IP foi originalmente concebida para umas centenas de computadores, mas ainda funciona razoavelmente bem apesar de milhões de computadores estarem ligados através da Internet.

O elemento mais importante do protocolo TCP/IP é o router, que é um dispositivo muito simples e barato de utilizar, mas que teve de ser inventado para tornar a Internet possível. Um router é como um nó de rede, que envia pacotes de mensagens na direcção certa. Assim, a Internet é uma vasta rede composta por inúmeros routers, sem nenhum centro. A segurança da rede assenta na forma como a maioria dos routers utilizará destinos alternativos específicos em caso de mau funcionamento.

Um outro elemento importante é que cada computador ligado à rede tem de ter um endereço IP único, que é utilizado no contacto entre eles. O endereço não é mais do que uma dada sequência de caracteres, para que os routers de todo o mundo possam enviar pacotes na direcção certa. Por exemplo, os pacotes com endereços que começam por 194.137.147 vão parar ao router Heureka, independentemente da sua origem.

A terceira característica importante é o agrupamento dos dados para transmissão em pequenos pacotes, cada um contendo informação sobre o remetente e o destinatário. O tratamento de um pacote pequeno é mais fácil e mais rápido e o mesmo cabo pode ser partilhado por várias ligações em simultâneo se o envio dos pacotes for intercalado.

A vantagem do protocolo TCP/IP é que ele oferece uma ligação a qualquer outro computador dentro da mesma rede. Aquilo que pode ser transmitido entre estes computadores não é, de forma alguma, limitado. Quem quiser pode programar novas aplicações para esta rede aberta.