D306 - Digitalizar a fala


Seleccione a frequência de amostragem (11, 22, 44 kHz) e a resolução (8, 16 bits) e fale ao microfone durante 10 segundos. A amostra da sua voz é digitalizada. Também pode verificar a mudança de qualidade da música em kHz e em combinações de bits.

Este módulo demonstra como a frequência de amostragem afecta a qualidade do som. Alternar entre a voz/música mostra que a sua voz pode ser reproduzida a baixas frequências de amostragem sem diferenças significativas o que não acontece com a música.

A voz e a música em bits

A digitalização do som consiste em pegar em amostras de sons e expressá-las em forma de números que possam ser armazenados ou transmitidos de um lugar para o outro.

Utilizando estas amostras é possível recriar mais tarde o som original. As duas propriedades elementares da digitalização são a taxa e a precisão da amostragem.

A taxa de amostragem indica quantas vezes num segundo se podem tirar amostras de voz ou música analógica. A taxa de amostragem exprime-se em hertz, isto é, número de amostras por segundo. As taxas de amostragem comuns são 5.500, 11.025, 22.050 e 44.100 Hz. Um método prático mostra que a taxa de amostragem tem de ter uma frequência pelo menos duas vezes mais elevada que o som que se está a registar. Por outras palavras, se quisermos converter um som numa representação digital utilizando toda a capacidade de audição humana (20-20.000 Hz), as amostras do sinal têm de ser registadas a uma taxa igual à utilizada pelos leitores de CD: 44.100 Hz.

A precisão da amostragem indica a quantidade de valores numéricos diferentes que uma amostra pode conter. Oito e 16 bits são valores de precisão habituais, que permitem obter amostras de 2 elevado à potência de 8 e 2 elevado à potência de 16, isto é, 256 e 65.536 valores diferentes, respectivamente.

Tanto a taxa como a precisão da amostragem afectam a qualidade do som e o número de bits necessário para os representar. Quanto mais elevada for a taxa e a precisão da amostragem, melhor será a qualidade do som. Contudo, um maior número de bits requer mais espaço de armazenagem e maior capacidade de transmissão de dados.