D204 - Parabólicas


O reflector parabólico tem um papel fundamental na comunicação sem fios. É uma forma simples, fiável e económica de dirigir um sinal sob a forma de um feixe monodireccional, para que a potência da transmissão possa ser uma fracção da que é usada nas omnidireccionais. A perturbação causada pelo sinal transmitido pode também ser limitada a uma área muito restrita.

No pólo receptor, um reflector capta novamente os sinais para um ponto único, reforçando assim o sinal.

Esta propriedade é extremamente importante, por exemplo, na recepção das transmissões via satélite em que um satélite de baixa potência envia sinais para uma área do tamanho da Europa. No entanto, para receber os sinais captados, será suficiente uma superficie de, aproximadamente, um metro quadrado. Aumentado o diâmetro do satélite, o sinal é reforçado.

Uma vez que os reflectores parabólicos são poderosamente direccionais, um pequeno erro na instalação do reflector pode causar um enfraquecimento significativo, ou mesmo a perda total, do sinal.

A melhor imagem da eficácia dos reflectores parabólicos pode ser dada pela radioastronomia, em que antenas com dezenas de metros de diâmetro podem captar sinais extremamente fracos a centenas de anos-luz no espaço.