PÍlo ou cabelo?


Observe as fotografias e acaricie as amostras de pele: quanto mais regulares são as escamas do pêlo, mais este é sedoso; quanto mais arejada é a medula, maior é a sua flexibilidade.

Não se trata de uma casualidade! Repare como o animal tem um pêlo adaptado ao seu meio:

- as escamas do pêlo da marta são densas, a pele deve resistir aos numerosos arbustos que ela tem de atravessar; os pêlos da lontra parecem menos resistentes (escamas menos apertadas): este animal desloca-se sobretudo na água

- no centro, a medula contém mais ou menos ar, conforme o meio ambiente em que o animal vive seja mais ou menos frio. Assim, a marta, que precisa de se proteger contra temperaturas muito baixas, tem uma pelagem bem isolante: a medula ocupa uma grande parte do seu pêlo e está cheia de ar! Para o homem é o contrário, tendo hoje em dia a “pelagem” sido substituída pelo vestuário

redoma

Uma estatueta de plástico e... pêlos e velo autêntico de Jarkov, o mamute morto à 20 000 anos e encontrado congelado na Sibéria em 1997!


Para que servem os cabelos?

Os cabelos são, sem dúvida, um remanescente da nossa evolução no reino animal. Representariam uma forma de protecção da caixa craniana contra o frio, o sol. 

Para que servem os pêlos?

Os pêlos têm 3 funções: isolam do calor ou do frio, protegem a pele quando o animal se desloca no seu meio e formam uma espécie de “radar” (sobretudo os pêlos da cauda a ao longo da coluna, à semelhança dos bigodes).

De onde vêm estas fotografias?

Cada pêlo de animal retirado de uma pele não tratada foi cortado em 2 no sentido do comprimento. Em seguida, foi aumentado 1000 vezes ao microscópio de varrimento electrónico antes de ser fotografado seis vezes. Foi a partir destas seis fotografias que um especialista em gráficos de computador efectuou uma “colagem” graças a um software de retoque de imagem que permite obter uma única fotografia comprida de cada cabelo.

Nas pessoas, qual é a diferença entre um pêlo e um cabelo?

Vistos ao microscópio, são primos. A diferença é sobretudo biológica: os pêlos crescem principalmente na puberdade, enquanto que os cabelos crescem desde o nascimento. Mais tarde, os cabelos (sobretudo nos homens) verão a sua queda acelerada, mas não os pêlos.

Note-se que em algumas línguas, a mesma palavra designa o pêlo e o cabelo (por exemplo, hair em inglês).