Experimente não poder ver


Feche os olhos e pegue na bengala. Realize o percurso sem o ver, usando a bengala para se orientar.

Não pode espreitar pelo canto do olho!

- Um pilar isolado pode ser muito perigoso se não está devidamente marcado. A presença de pavimento texturado em volta do pilar é um aviso da sua existência.- Cabeças de prego de grande formato permitem assinalar um percurso ou perigo próximo.- A existência de volumes salientes nas peças de equipamento urbano são perigosas porque a bengala pode passar por baixo e não pode detectar o obstáculo. Se a forma do obstáculo vier até ao chão é mais facilmente identificada pela bengala.- A existência de volumes suspensos – árvores ou painéis – abaixo dos 2 m é perigosa porque a cabeça está desprotegida. O obstáculo não tem forma de ser detectado.

Como pode constatar, é possível melhorar a circulação e a mobilidade dos cegos e amblíopes (pessoa com visão muito reduzida) se houver o cuidado de assinalar correctamente os obstáculos.

Os amblíopes precisam de tiras em cores fluorescentes e contrastantes, à altura dos olhos e coladas nos postes dos passeios que possam constituir obstáculo.

A dimensão das letras na sinalização deve ser grande para poder ser lida por quem tem visão reduzida.

Os obstáculos deverão ser antecedidos de pisos texturados e o mobiliário urbano terá de evitar volumes que possam magoar.

Os objectos aéreos não podem ser colocados abaixo de 2 m.

A informação para os cegos tem de ser complementada, usando o braille e o som.

O uso de mapas em relevo e com as cores adequadas, em determinadas situações, pode constituir uma ajuda valiosa.