Test Drive


Está na altura de fazer o seu teste de condução.

Sente-se no automóvel.

Em seguida, prima o botão verde para começar.

Ao sentar-se no interior do Lada azul, pode ver uma simulação de estrada em movimento. Este elemento baseia-se numa rua-modelo utilizada em investigação.

A fotografia mostra o modelo de rua que inspirou a estrada que está a ver.

Concebido por investigadores do ICE (Institute of Consumer Ergonomics) do Reino Unido, ainda é utilizado hoje em dia. É feito de madeira, cartão, carrinhos de brincar e luzes, mas dá uma ideia muito realista de uma rua.

Distracções

Ficou sem vontade de pegar num carro por causa de tudo o que aconteceu à sua volta?

Enquanto o seu cérebro está ocupado a lidar com distracções, é muito difícil concentrar-se de modo a parar o carro.

Quando um condutor está numa estrada, as distracções podem ser mortais. É por isso que os ergonomistas tentam sempre desenhar veículos que não sobrecarreguem as pessoas com ruídos, sons e luzes intermitentes.

Quais os ruídos, no automóvel, que o distraem da condução? O som do motor, de um cão ou do instrutor?

Regra geral, os condutores não se distraem com o barulho constante do motor. O cérebro habitua-se ao ruído uniforme, ignorando-o ao fim de alguns segundos. É mais provável os condutores distraírem-se com ruídos que mudam muito rapidamente, como um latido.

Os investigadores da Universidade de Aston, no Reino Unido, têm vindo a estudar sons que distraem.

Constataram que os ruídos são mais passíveis de provocar distracção se mudarem de modo acentuado. Um condutor distraído não consegue reagir tão rapidamente e tem mais probabilidades de cometer erros perigosos na estrada.

Os condutores precisam de manter os olhos e a atenção na estrada que se abre à sua frente. Um ruído que surja ou que mude repentinamente pode fazê-los levantar o olhar da estrada.

Telefone assassino

A pior distracção para um condutor podem ser as outras pessoas, especialmente quando estão a falar ao telemóvel. Se algum dos passageiros estiver a falar com o condutor, normalmente cala-se quando vê que o carro está a chegar a um cruzamento. Mas quem está ao telemóvel não faz ideia nenhuma do que se passa com a condução; pode continuar a falar, mesmo num momento em que o condutor precisa de pôr toda a sua atenção na estrada.