Qualidades de madeira


Classificação de madeira cortada

A classificação da madeira cortada consiste na gradação da madeira de acordo com a dimensão das peças obtidas após o corte. A classificação baseia-se em determinadas medidas padrão adoptadas pela indústria de serração. O quadro inferior mostra as classes de tamanho produzidas pela serra aqui exposta.

Qualidade da madeira cortada

A qualidade da madeira cortada é determinada com base nas propriedades da madeira e na localização, tamanho, número e quali-dade de quaisquer defeitos que possua. A avaliação da qualidade é feita separadamente e de acordo com as diferentes espécies de árvores. Existem normalmente quatro níveis de qualidade principais. As características que determinam o nível de qualidade da madeira incluem dimensões incorrectas, nós protuberantes ou cavidades, fendas, alterações de cor, danos causados por um deficiente manuseamento, nível de humidade e danos causados por insectos.

O nivelamento da qualidade é rigorosamente regulamentado. A propriedade mais comum que afecta a qualidade da madeira é a existência de nós na madeira. Os nós são classificados segundo 16 níveis diferentes. As dimensões incorrectas podem ser causadas por uma esquadria imperfeita. Nas serrações mais modernas a verificação de qualidade é feita automaticamente através de medições efectuadas por sistemas de câmara. O nível de qualidade da madeira é indicado pela marca de despacho no topo da madeira.

Fonte: Regulações para a avaliação de qua-lidade das madeiras para os países nórdicos, VTT 1997.

[Quadro:]

Níveis de qualidade da madeira cortada e marcas de despacho na serração de Kotka (abeto

Qualidade da madeira cortada

Marcas de despacho