Seja um toro de madeira


Para fazer

Rasteje para dentro do cortador de madeira e acompanhe a viagem de um toro dentro de uma serração!

Para iniciar o programa, prima o botão para seleccionar o idioma pretendido. O programa tem a duração aproximada de 4 minutos.

O aparelho é absolutamente seguro, embora lhe possa parecer que se está a deslocar a uma grande velocidade.

Desenvolvimento da indústria de serração

Embora o Homem tenha inventado a serra há mais de 25 000 anos, a serração de madeira só se tornou uma indústria no século XIV. A era industrial, que teve o seu início em Inglaterra e se espalhou por toda a Europa, fez aumentar a procura de madeira cortada.

As primeiras serras mecânicas funcionavam a energia hidráulica ou eólica. A água era uma óbvia fonte de energia e os toros podiam ser facilmente transportados para as serrações por via fluvial. Contudo, a máquina a vapor foi a invenção que enfim lançou a indústria de serração e, no início do século XX, as serrações movidas a água tinham praticamente desaparecido. A principal vantagem da máquina a vapor residia no facto de as serrações movidas a vapor poderem ser localizadas em zonas costeiras com bons acessos portuários.

O uso crescente da energia eléctrica na década de 1920 aumentou ainda mais a eficiência da indústria de serração. Nessa altura, começou também a vulgarizar-se o uso de serras circulares. A técnica da serra circular era já então razoavelmente desenvolvida e produzia tão bons resultados como a serra manual, mas com menos desperdício. Desde a década de 1960 a indústria de serração tem vindo a sofrer um grande desenvolvimento e hoje em dia utiliza sobretudo equipamento automatizado de maior dimensão e eficiência. O modelo exposto mostra o funcionamento de uma serração moderna.

Consumo de madeira cortada na Europa

Os tipos de madeira usada variam de país para país. Por exemplo, Grã-Bretanha, Bélgica, Dinamarca, Itália e Espanha preferem o pinheiro, enquanto que na Holanda, Alemanha e França é mais utilizado o abeto. A Suécia, Finlândia e Áustria são grandes exportadores de madeira cortada. O consumo de madeira cortada em toda a Europa é de cerca de 86 milhões m3 por ano, enquanto o consumo total de madeira florestal é de 51 milhões m3.

Fonte: State of the World’s Forests, FAO 1997.

Imagens: A serração Enso em Kotka, na qual se baseia o modelo apresentado nesta exposição, funciona desde 1872 no mesmo local. As fotografias datam da década de 1930.

Cabeçote de guilhotina

Serra circular

Serra de esquadriar