Operar uma “forwarder”


Para fazer

Suba para a cabine da “forwarder” e experimente carregar e descarregar toros. A tarefa exige bastante concentração, pelo que deve evitar distrair o operador. As instruções de utilização encontram-se num painel dentro da cabine da “forwarder”.

A “forwarder” tem controlos autênticos, bem como as respectivas funções, para que possa avaliar o grau de dificuldade do trabalho do operador. Os movimentos e a elevação da alavanca foram reduzidos à escala de um tractor normal.

A função da “forwarder” é reunir os toros derrubados pela segadeira na floresta e transportá-los para uma zona de armazenagem na berma da estrada. Entre si, a segadeira e a “forwarder” formam a cadeia de derrube e transporte de árvores.

Carregue no botão START para pôr a “forwarder” a funcionar.

Tem 7 minutos para desempenhar a sua tarefa. Findo esse tempo, a máquina pára e poderá dar o seu lugar a um novo operador.

Permitida só uma pessoa de cada vez dentro da cabine.

Transporte de madeira

O transporte de madeira e produtos derivados atinge cerca de um terço de todos os transportes de carga efectuados na Finlândia. Desse terço, 65% consiste no transporte de toros da floresta para as serrações. A maior parte da madeira é transportada por camião.

Um camião de transporte de madeira mo-derno dispõe de um motor com uma cilindrada entre 400 e 550cc e pode carregar até 50-55m3 de madeira (pesando cerca de 42 toneladas). Os camiões são normalmente equipados com computadores, um dos quais fornece informação sobre o funcionamento do motor, enquanto o outro mantém o condutor informado sobre a madeira a transportar, as pilhas de toros e respectiva localização e destino.

Cadeia de derrube e transporte de madeira

O derrube e transporte de madeira desde o local de abate na floresta resulta normalmente do esforço combinado de vários intervenientes. O trabalho começa quando o encarregado da empresa madeireira, responsável pela empreitada, programa o derrube e armazenamento da madeira. As unidades de produção da empresa informam-no sobre a quantidade de madeira a obter e, em face disso, ele decide o momento do derrube das árvores. Compete-lhe igualmente assinalar no mapa do computador a localização da área de derrube e armazenamento. A transmissão de informação do encarregado para os opera-dores das máquinas desta cadeia é feita através de telemóvel e de um programa de transmissão de dados, ou através da própria rede de transmissão de dados da empresa.

As máquinas que intervêm nesta cadeia dispõem de um sistema de navegação por satélite que regista constantemente a sua localização. Quando esta informação é combinada com a informação do local de abate florestal no mapa disponível no programa de computador do camião, o mapa computorizado do condutor mostra-lhe a localização de zona de derrube e de armazenamento, bem como a sua própria posição. Por sua vez, o computador da máquina de derrube regista constantemente informação sobre as árvores que vão sendo cortadas. A “forwarder” transfere os toros para uma pilha na berma da estrada, ao mesmo tempo que regista a quantidade de madeira nessa pilha e o seu destino.

As indicações sobre a distribuição de serviço de cada condutor são-lhe fornecidas por computador pela manhã. Obtém igualmente informação, calculada pelo computador do camião, sobre o trajecto mais curto para proceder à recolha e transporte das pilhas de toros para a serração. A informação sobre a madeira é transmitida em tempo real a todos os intervenientes na cadeia graças às modernas formas de comunicação sem fios. Hoje em dia, na Finlândia, cortar as árvores e transportá-las até às serrações leva, na melhor das hipóteses, uns poucos de dias e, em média, cerca de duas semanas.