Avaliação Florestal


Para fazer

1. Roda o “relascópio” e conta o número de árvores cujo tronco tem uma espessura igual ou superior à da abertura na base do relascópio. Fixa o número de árvores.

2. Em frente do hipsómetro há uma árvore. Mede a altura desta com o hipsómetro do seguinte modo: primeiro, alinha o lado recto onde se encontra o zero da escala do hipsómetro com a base da árvore. Depois lê o valor indicado no topo da árvore. Com esse valor, podes determinar a altura da árvore em metros usando a tabela. A árvore assinalada representa a altura média das árvores da mata.

3. Agora, usa a tabela do volume da mata para determinar quantos metros cúbicos de madeira existem em cada hectare desta floresta. Podes também calcular a idade da mata contando o número de anéis de crescimento no corte transversal de uma árvore abatida. Cada anel de crescimento (círculo escuro + claro) equivale a um ano.

Inventário florestal

Uma das tarefas de quem procede a um inventário florestal é determinar o volume, a taxa de crescimento e o estado de saúde de uma mata. Os dados fornecidos por esses inventários são utilizados, por exemplo, no planeamento da gestão e utilização das florestas, ou na compra e venda de propriedades. O método mais vulgar é o inventário por amostragem. Seleccionam-se uma ou várias parcelas de amostra contendo árvores representativas do povoamento florestal a inventariar. Calculam-se as dimensões e o volume das árvores existentes nas parcelas de amostra e essa informação é depois utilizada para estimar o volume de toda a mata e outros dados essenciais sobre ela.

Os inventários de florestas mais extensas realizam-se utilizando múltiplas fontes de informação. Além da informação obtida a partir das parcelas de amostra, utilizam-se outros dados, como fotografias aéreas ou imagens obtidas por satélite, medições anteriores e uma variedade de modelos matemáticos que quantificam e predizem o desenvolvimento das matas.

Relascópio

Um relascópio é uma ferramenta útil e fiável para determinar a área basal de uma mata. A área basal é a medida da superfície do solo ocupada pelos troncos das árvores que crescem numa floresta. É geralmente expressa em m2/ha. Multiplicando a área basal pela altura média da mata obtém-se o volume da mata/ha. Utilizando o método do relascópio é possível obter uma estimativa do volume da mata com uma margem de erro inferior a 15%.