Madeira?


Alguns exemplos da grande diversidade de artigos confeccionados com madeira

Sapatos de corda de papel

A sola destas sandálias é feita de vidoeiro e a parte superior de cordão papel kraft. Durante e após a Segunda Guerra Mundial o exército finlandês encomendou tantos sapatos e botas que as fábricas de calçado ficaram sem capacidade de resposta para a procura de sapatos de couro pelos civis.As solas de madeira era feitas na Finlândia e exportadas. Lusto, Museu Finlandês da Floresta

Bengala

Esta bengala foi oferecida a um homem no seu 50º aniversário. Foi concebida para auxiliar o seu utilizador em casos súbitos de incontinência. Pinheiro.

Urna funerária

A matéria-prima utilizada no fabrico desta urna é papel reciclado de grão fino. A urna foi realizada manualmente utilizando um molde de gesso. Imersa em água, desintegra-se em meia hora.

Mobiliário de cartão

Estes móveis de cartão foram fabricados em França. Montá-los e desmontá-los é muito simples, visto não requererem colas nem ferramentas, e alénm disso são fáceis de transportar, pois são leves e ocupam pouco espaço. Podem ser pintados no estilo pretendido.

“Concha” para sopragem de vidro

Este tipo de concha, em madeira de ami-eiro, é utilizada na produção das famosas “jarras Aalto”, na fábrica de vidro Iittala. Conserva-se a concha mergulhada em água até ser utilizada para moldar a massa de vidro, à temperatura de 1000º C. O vapor de água vai empurrando suavemente contra a concha a massa de vidro, enquanto esta toma forma. A fábrica de vidro Iitaala consome anualmente um camião de madeira de vidoeiro. O vidoeiro também é usado na construção de moldes para sopragem do vidro, por exemplo, na criação de de mode-los. É ideal para esses trabalhos por ser poroso e absorver a água com facilidade.

Tapete de líber

Este tapete foi tecido com líber de tília-de--folhas-pequenas. As faixas de casca com líber são retiradas da madeira e demolhadas em água durante 1 a 3 meses. O líber pode então ser facilmente separado da casca e rasgado à mão em tiras longas, que são submetidas a secagem.

Dinossauro

O dinossauro foi realizado, pelo método de corte em água, com folheado Wisa-Form de 18 mm de espessura, que costuma ser usado na indústria da construção para fazer os moldes para cimento. O folheado é de vidoeiro, com um revestimento de película fenólica de 120 g/m2. O revestimento aumenta a durabilidade do folheado, bem como a sua resistência ao choque, à intempérie e aos produtos químicos.

Máquina de escrever em madeira

Cópia da máquina de escrever originalfabricada em Viena no ano de 1864 pelo austríaco Peter Mitterhofer.Landesmuseum, Koblenz, Alemanha

“Borla” para sauna

Esta borla para sauna foi realizada em pasta de pinheiro e fibras têxteis pela “técnica de molha”, sendo o cordão em silicone enrugado. É higiénica e durável. Pode ser lavada na máquina e quando estiver gasta basta queimá-la ou misturá-la no composto.

Tiras de papel tecidas

Durante o período de racionamento, na década de 1940, faziam-se novelos de tiras de papel. Serviam para confeccionar sapatos, tapetes, cortinas, sacos, etc. Hoje, as tiras de papel são utilizadas como material de embalagem, mas também como matéria-prima industrial.

Pastilhas Sisu

Estas pastilhas contêm goma arábica, substância obtida a partir da seiva da acácia. Quase toda a goma arábica utilizada no cmércio é proveniente do Sudão e do Senegal. A árvore atinge 5 a 6 metros de altura e pode viver 25 a 30 anos. A goma arábica não tem sabor, é incolor, inodora e solúvel na água, sendo por isso amplamente utilizada como agente espessante e estabilizador pelas indústrias alimentar, farmacêutica e cosmética.

Pastilha elástica de xilitol

O xilitol ocorre naturalmente em pequenas quantidades numa série de produtos do reino vegetal, como por exemplo uvas, morangos, cebolas e cenouras. Hà já 20 anos que o xilitol é fabricado com fins comerciais a partir da xilana contida em aparas de vidoeiro. O gosto doce do xilitol é semelhante ao do açúcar vulgar, mas o seu teor calórico é 40% inferior. Além disso, tem um efeito benéfico sobre os dentes e pode ser consumido por diabéticos. O xilitol é utilizado no fabrico de rebuçados, produtos para higiene oral e farmacêuticos.

Margarina de benecol

O benecol contém estanol, um esterol vegetal. O estanol presente no benecol é um sub-produto da produção de pasta de papel. O benecol foi bem recebido em todo o mundo devido ao seu teor de estanol, que contribui para a redução dos níveis de colesterol no sangue.

Viscose

A viscose é uma fibra têxtil obtida a partir da celulose.

Fibra de madeira para isolamento

A fibra de madeira pode ser usada como material isolante nas paredes das habitações. Contém 92% de polpa depinheiro e de espruce. Os restantes 8% são constituídos por agentes aglutinantes, anti-fogo e anti-ferrugem.