Recursos florestais europeus


Estaremos a abater demasiadas árvores na Europa?

A espessura das peças do mapa ilustra a extensão de floresta em metros cúbicos em relação à área do país em hectares em 1990. Puxando a alavanca, a densidade das peças do mapa muda, mostrando uma previsão para o ano 2040.

Calcula-se que os recursos florestais europeus (excluindo a Rússia) devam aumentar cerca de 50% entre 1990 e 2040. A previsão baseia-se numa recolha de dados fornecidos pelos vários países.

O crescimento bruto menos o derrube de árvores corresponde ao diferencial nos recursos disponíveis.

Em 1990, os recursos florestais europeus existentes (excluindo a Rússia) atingiam aproximadamente 19.968 milhões de metros cúbicos. Em 2040, prevê-se que estes ascendam a 29.358 milhões de metros cúbicos, correspondendo a uma adição de 9.390 milhões de metros cúbicos, ou seja mais 47% do que os actualmente existentes.

A maior concentração de recursos florestais num único país encontra-se na Rússia, na região mais próxima da Europa: aproximadamente 16.681 de milhões de metros cúbicos. Tal quase iguala a quantidade de floresta existente no resto da Europa. É difícil estabelecer previsões para a Rússia mas estima-se que os seus recursos cresçam dez vezes mais durante o período em questão.

Na Europa, a Irlanda tem a menor área de exploração florestal (5%), enquanto a Finlândia tem a maior (64%). Prevê-se que em 2040 a área total de floresta na Europa cresça apenas 5%.

Fonte: Pajuoja, H. The Outlook for the European Forest Resources and Roundwood Supply, UN / FAO, 1995. Informações sobre a Rússia: Professor Kullervo Kuusela, Helsínquia.