Biofeedback


Experimente como a sua mente pode influenciar o corpo.

Nota: Esta experiência não é fácil. Exige concentração e calma! Caso não consiga à primeira vez, pode tentar novamente mais tarde.

1. Coloque dois dedos no suporte. Instale-se confortavelmente. É importante que se sente TOTALMENTE imóvel.

2. Quantas lâmpadas consegue acender e apagar com a sua mente? Experimente dois métodos diferentes?

A: Pense em algo agradável e que o faça descontrair. Respire profundamente uma ou duas vezes e permita ao seu corpo ficar totalmente descontraído. Pense em alguma coisa verdadeiramente agradável.

B: Concentre-se em algo desagradável e irritante. Pense novamente, por exemplo, numa experiência muito negativa que tenha tido ou crie uma imagem de algo que tenha medo. Repare no modo como o seu corpo fica tenso.

Determine quais os pensamentos que funcionam melhor no seu caso para acender e desligar as lâmpadas.

As lâmpadas dar-lhe-ão uma resposta, um feedback, através de uma reacção do corpo, sobre a qual normalmente não tem controlo: o seu suor.

Quando pensa em algo que o descontrai ou o perturba, o cérebro envia uma mensagem para as glândulas sudoríparas através do sistema nervoso autónomo.

Quando está tenso e agitado sua mais; quando está descontraído sua menos.

O sistema nervoso autónomo regula todos os processos sobre os quais normalmente não pensa, tal como o ritmo cardíaco, a temperatura do corpo, etc. O aparelho mede pequenas mudanças na humidade dos seus dedos e transforma essa humidade em luz, o que lhe permite influenciar o seu sistema nervoso autónomo.

O biofeedback pode ser utilizado pelas pessoas com enxaquecas muito fortes que aprendem a descontrair os músculos do rosto. As pessoas que têm má circulação sanguínea podem aprender a aumentar o fluxo sanguíneo nas pernas, por exemplo, de modo a evitar o enregelamento.