Surf


Selecione o nível mais adequado à sua experiência: principiante, médio e praticante. Apoie os pés na prancha de surf, olhe em frente e equilibre-se.

O Surfista- Meteorologista

O Surf é um misto de ciência e arte, em igual proporção. O verdadeiro surfista deve ser capaz de prever o tempo com muito mais precisão que o meteorologista da televisão. Não só porque o seu prazer depende disso, como às vezes também a própria vida.

As melhores ondas nascem quando uma tempestade no alto mar cria um grande swell. É este o nome dado ao movimento da água para fora do centro da tempestade. Se daí resultar uma trilha contínua (long fetch) ao longo da linha de costa, e se essa trilha se cruzar com um vento offshore, soprando da terra para o mar, formam-se ondas perfeitas. Mas, para isso, é preciso também que a pressão atmosférica seja alta (anti-ciclónica) em terra, e baixa (ciclónica) sobre o mar.

Se o vento sopra na mesma direcção que as ondas, ou seja, onshore (em direcção à praia), a crista da onda quebra e a onda rebenta. Isto não é bom para o surf. Mas quando o vento sopra contra as ondas, isto é, offshore, é ele que vai segurar a face e a crista da onda. Nessa altura, o movimento da onda vai atirá-la para a frente, formando-se um tubo com a parede lisa, e a crista fecha-se à frente da onda tocando a superfície da água. É uma onda perfeita.