Fiat G91 R/3


Tipo de aeronave: Caça monolugar.

Construtor: consórcio italo-germano com motorização britânicaMotopropulsor: Monomotor a reacção - turbina Bristol Siddeley Orpheus 80302 de 2270 kgf de impulso.

Dimensões:Comprimento: 10,29 m; Envergadura: 8,56 mAltura: 3,98 m.Peso equipado: 5670 kg.

Performances: Vmax: 1090 km/h; raio de acção: 1850 km; tecto de serviço: 13260 m.

Armamento / Carga útil - R/3: 2 canhões DEFA de 30 mm, 3 câmaras fotográficas Vinten, frontal e laterais.

 

Em Agosto de 1974 os Fiat G 91 vindos da BA 5 e da Esquadra 121 (Tigres) de Bissalanca-Guiné começaram a concentrar-se na BA 6-Montijo, formando-se assim a Esquadra 62. Esta Esquadra organizou-se em moldes NATO, podendo assim dar resposta aos compromissos assumidos no teatro Europeu.

Durante a Guerra de África foram efectuadas mais de 13.000 saídas, tendo sido abatidas cinco aeronaves por AAA/SAM, com uma baixa mortal e restantes recolhidos da zona de combate.

Em 1978 alterou-se a designação da Esquadra para a que se mantêm hoje - 301 - tendo como missão principal o Apoio Aéreo Próximo, Interdição do Campo de Batalha e Reconhecimento Táctico. O número elevado de G 91 R3, permitiu que a Esquadra, a partir de Julho de 1980, formasse um destacamento na BA 4 - Lages - Açores, que veio a constituir a Esquadra 303 - Tigres.

Participou pela primeira vez no "TIGER MEET" de 1978 na Bélgica, conquistando já por duas vezes o "Silver Tiger".

Em 27 de Junho de 1993 foi efectuado o último voo oficial em G 91, ao mesmo tempo em que a Esquadra se transferiu para a BA 11 Beja, para se dar início à conversão em Alpha-Jet, isto em 30 de Junho de 1993.