C27 Moda Aeronáutica


Voando em aeronaves sem aquecimento, os primeiros pilotos usavam roupas feitas de pele e com forros de pelo. Com a introdução de aquecimento nas aeronaves, os uniformes dos comandantes de voo eram desenhados e baseados nos uniformes dos comandantes de Marinha.

Comissários de bordo vestidos de branco, com casacos e luvas brancas, serviam os ricos e os aventureiros que ocupavam as barulhentas cabinas dos anos 20. A partir de 1927 começam a ser servidas a bordo verdadeiras refeições e torna-se evidente a importância comercial da assistência aos passageiros.

Em Portugal, os TAP-Transportes Aéreos Portugueses, como era então denominada a TAP Air Portugal, admitia a sua primeira assistente de bordo em 1945, logo na fase  inicial da sua actividade comercial. Para esta função, que se manteria predominantemente feminina até 1954, com a existência de apenas um único comissário de bordo nos quadros da Empresa, era indispensável corresponder a determinados requisitos.

A idade mínima de 18 anos, a boa apresentação, preferencialmente, conhecimentos de enfermagem e de línguas estrangeiras e ser solteira, contam-se entre outros. Esta última condição, que nem sempre era respeitada e obrigava muitas das assistentes de bordo a manterem uma vida familiar em segredo, seria anulada somente cerca de trinta anos mais tarde, em 1973.

Desde sempre as tarefas dos tripulantes de cabina destinaram-se a prestar assistência aos passageiros e à tripulação técnica, garantindo o seu conforto e segurança. Desta forma, se no princípio era comum existir apenas um único assistente, com a evolução tecnológica e o aumento de capacidade das aeronaves, o número de assistentes teve necessariamente de crescer. Consequentemente, o serviço a bordo passa a exigir nova coordenação e atribuição de responsabilidades.

Os uniformes da TAP reflectem estas mudanças ao longo do tempo, apresentando a preocupação de hierarquizar as tarefas a bordo e, simultaneamente, de acompanhar a moda com a funcionalidade que a profissão requer. Hoje, como sempre, os uniformes usados pelos seus cerca de 1400 tripulantes são uma forma de divulgar e apresentar a imagem da Empresa.