Engrenagens


Tens à tua disposição rodas dentadas em plástico de vários tamanhos, montadas sobre suportes magnéticos.

Para que servem as rodas dentadas? A utilização das rodas dentadas remonta à Antiguidade. As suas aplicações eram variadas, desde moinhos e guinchos até dispositivos mecânicos complexos, como sistemas de abertura de portas ou mecanismos para bombear água. As rodas eram de madeira e não se conhecia a configuração ideal dos dentes.

Mais tarde, a invenção do relógio viria a constituir uma das importantes aplicações das rodas dentadas. Hoje em dia, são utilizadas nos carros e em todos os tipos de sistemas de transmissão mecânicos.

A principal função das rodas dentadas é alterar a velocidade de rotação ou alterar a força. A força de rotação designa-se por binário.

A velocidade de rotação e o binário são inversamente proporcionais. Por exemplo: imagina que temos duas rodas dentadas A e B. A roda A tem 20 dentes e a roda B 10. Se A rodar a uma velocidade de 1 rotação por segundo, B deve por conseguinte rodar 2 vez mais rápido, ou seja, 2 rotações por segundo. Quanto maior for a velocidade, menor é o binário. Se se aplicar a A um determinado binário, só metade desse binário estará disponível na roda B.

Cada par de rodas dentadas altera a direcção da rotação. Aqui poderás ligar várias rodas dentadas em série: a primeira roda faz mover a segunda, a segunda faz mover a terceira, e assim sucessivamente. Se o número de rodas for impar (3, 5, 7...) a primeira e a última rodam na mesma direcção. Se o seu número for par (2,4,6…) a primeira e a última rodam em direcções opostas. Neste caso, é possível fazer com que a primeira e a última rodas se toquem: formando um círculo com as rodas dentadas. Ao rodar uma das rodas verificarás que todas elas também rodam, metade numa direcção e a outra metade na direcção oposta.

Se o número de rodas for ímpar e dispuseres as rodas dentadas em círculo, o sistema ficará bloqueado, não podendo rodar-se qualquer roda. Experimenta com um número ímpar, 3 ou 5.