Imagem real


Vê e faz

Determina o local em frente do espelho onde a tua mão encontra a respectiva imagem. Vê se consegues dar-lhe um aperto de mão!

O que acontece

Quando a tua mão se encontra precisamente no centro da curva do espelho, também lá se encontra a respectiva imagem. Mas não conseguirás dar-lhe um aperto de mão!

O espelho é esférico, o que significa que a sua forma é parte duma esfera brilhante. Todos os pontos da superfície da esfera estão à mesma distância do seu centro. No nosso caso, este centro de curvatura está cerca dum metro em frente ao espelho.

Quando a luz bate numa superfície espelhada, afasta-se imediatamente! O ângulo com que se afasta depende do ângulo com que a luz incide no espelho, e funciona de modo semelhante ao das bolas de bilhar, quando batem nas almofadas da mesa. O modo mais simples de se afastar é quando a luz bate no espelho “de frente”. É automaticamente reflectida na mesma direcção em que veio.

Se os raios de luz (ou ondas de luz, se preferires), forem provenientes do centro da esfera, eles incidem em todos os pontos da mesma, sob um ângulo de 90º, isto é, de frente, pelo que se reflectem pelos percursos por onde vieram. Assim, toda a luz proveniente do centro de curvatura reflecte-se para o centro de curvatura e, em seguida, continua o seu caminho.

Se a luz for proveniente dum ponto ligeiramente afastado do centro de curvatura, toda a luz será reflectida pelo espelho para um ponto à mesma distância, mas para o outro lado do centro.

Assim, se a tua mão estiver no centro de curvatura do espelho e brilhantemente iluminada, existirá a seu lado uma imagem brilhante da mão. É necessário que os teus olhos estejam numa posição adequada para receberem a luz reflectida pelo espelho, doutro modo não conseguirás ver a imagem.

Se tentares apertar a mão da imagem, não o conseguirás, já que quando deslocas a mão, a imagem se desloca na direcção oposta. Ainda bem que a imagem, na verdade, não está lá, caso contrário ainda alguém partia o pulso! (A imagem do espelho da tua mão direita está na direcção errada, como uma mão esquerda; portanto, de qualquer maneira não a conseguirias apertar.)

O espelho curvo continuará a produzir imagens da tua mão, para onde quer que tu a desloques. Se afastares a mão do espelho, a imagem aproxima-se e torna-se mais pequena. Se moveres a mão para o interior, acontecerá o contrário. Quando a mão alcança o ponto a meio do caminho entre o espelho e o centro de curvatura, a imagem afasta-se quilómetros e quilómetros, isto é, a luz reflectida torna-se um conjunto de raios paralelos. Se a mão se aproximar mais que isto, o espelho deixa de conseguir reflectir a luz de modo a produzir uma imagem à sua frente; neste caso, a luz parece vir duma imagem por trás do espelho.

Sabias que…

Os espelhos parabólicos são utilizados nos telescópios, bem como em algumas tele-objectivas, para produzirem imagens nítidas de objectos distantes. É necessário um espelho grande para recolher a luz de objectos pouco luminosos, como estrelas e galáxias, e é mais fácil de fabricar e suspender do que uma grande lente.

Os espelhos descritos são côncavos; os espelhos curvos para o exterior são utilizados como retrovisores nos carros.