Theremin


Vê e faz

O “Theremin” é um instrumento musical que se toca com as duas mãos. A nota emitida depende da proximidade de uma das mãos à antena, no topo da caixa. A sonoridade da nota depende da proximidade da outra mão à espiral que está do outro lado do instrumento.

O que acontece

1. O som é produzido electronicamente. Há dois osciladores de alta frequência no instrumento que produzem corrente eléctrica da mesma frequência quando não há nada perto da antena.

2. Quando aproximas a mão da antena, alteras a frequência de um dos osciladores. Quanto mais perto está a tua mão, maior é a alteração.

3. As duas correntes eléctricas de alta frequência misturam-se e produzem uma corrente de baixa frequência que é amplificada e transmitida por um altifalante. Assim se produz o som que ouves. A sua frequência é igual à diferença entre as frequências das duas vibrações misturadas.

4. O instrumento foi concebido de forma a produzir sons que vão de um ronco muito grave a notas tão altas quanto pudermos ouvir. Com muita prática, os seus utilizadores poderão produzir músicas reconhecíveis! Podes deixar um dedo no teclado até conseguires calcular bem as distâncias. Podes produzir um efeito vibratório em cada nota fazendo oscilar a mão para a frente e para trás.

5. Aproximar a outra mão da espiral reduz o efeito do amplificador, produzindo um som mais baixo. Isto é outro dos efeitos que a mão consegue produzir, que neste caso funciona como controlo de volume.

Sabias que…

Este instrumento foi inventado em 1920 por um técnico russo chamado L. Theremin. Ele estava a estudar o efeito de “interferência da mão”, um grande inconveniente nos primeiros transmissores radiofónicos, levando-os a afastar-se da frequência desejada. Foi o primeiro instrumento musical electrónico.

Em 1928, foi desenvolvido por Maurice Martenot que o transformou num instrumento de teclas. As “interferências” desejadas eram produzidas mediante a pressão nas teclas. Assim se obtinham as notas desejadas, em vez de as fazer à mão!

Os instrumentos electrónicos modernos produzem as frequências desejadas de formas mais directas do que usando diferenças de tons entre duas frequências de rádio.

O Theremin não é um instrumento inteiramente ultrapassado. Os Beach Boys (em “Good Vibrations”) e Ike & Tina Turner (em “Nutbush City Limits”) usaram-no em gravações e é actualmente objecto de revivalismo entre as bandas jovens.