Sobreviventes?


Diga-nos o que pensa

A extinção do final do Cretácico foi a segunda maior da história, resultando no desaparecimento de 70% de todas as famílias, incluindo moluscos (como as amonites, belemnites e rudistas), grandes répteis marinhos, pterossauros, inúmeras plantas e insetos.

Alguns grupos resistiram à extinção. Entre os répteis sobreviveram as tartarugas, os crocodilos e os lagartos. Os mamíferos não só sobreviveram, como prosperaram após o Cretácico, ocupando os nichos ecológicos de muitos dinossauros.

Em terra, ser-se pequeno parece ter sido uma vantagem: os animais pequenos necessitam de menos alimento, podem abrigar-se em tocas e têm um ciclo reprodutivo mais rápido. Nos mamíferos, a hibernação e o tipo de reprodução também pode ter sido vantajoso.

E no caso dos dinossauros?

Dê-nos a sua opinião e saiba o que pensam os cientistas.

 

O que pensam os cientistas hoje

 

Quando foi a última vez que comeu dinossauro ao almoço?

 

Nem todos os dinossauros se extinguiram no final do Cretácico. Alguns sobreviveram, tornando-se um dos grupos de vertebrados mais diversificados e bem adaptados do planeta. Esses dinossauros sobreviventes são as aves.

Os cientistas não sabem com certeza por que sobreviveram as aves, quando todos os outros dinossauros morreram, mas apontam algumas hipóteses:

 

Os dinossauros extinguiram-se todos ou houve sobreviventes?

 

Uma destas pegadas foi feita por um dinossauro terópode do Jurássico Médio e outra por uma ema moderna. Consegue identificar qual é qual?