T-rex: caçador ou necrófago?



Diga-nos o que pensa

 

Sabemos que o T. rex era carnívoro. Mas será que capturava presas vivas ou que se alimentava de cadáveres? Os predadores, como o leão, caçam o seu próprio alimento e, para isso, têm que perseguir as presas, capturá-las e matá-las. Os necrófagos, como a hiena, alimentam-se de carne de animais mortos. Têm que caminhar longas distâncias à procura de cadáveres e afastar outros necrófagos concorrentes.

No entanto, as hienas também caçam e os leões também se alimentam de carcaças, se as encontrarem.

O que revelam os fósseis acerca do comportamento do T. rex?

Os cientistas compararam os fósseis de T. rex com os de outros dinossauros e com animais atuais. Analise a informação apresentada nos vários cenários da exposição, observe bem os esqueletos e tire as suas conclusões.

 

O que pensam os cientistas hoje

Olhos

Os olhos do T. rex são pequenos mas a sua posição frontal permite ter noção de profundidade e avaliar a distância de potenciais presas vivas.

 

Olfato

O T. rex tinha um olfato bastante desenvolvido, que lhe permitiria detetar tanto cadáveres como presas vivas.

 

Membros posteriores

Devido ao enorme peso do corpo e à configuração das pernas, provavelmente o T. rex não seria muito veloz.

 

Dentes

O T. rex tinha uma mordedura superior à dos outros dinossauros e os seus dentes eram extremamente resistentes. Poderia matar uma presa com uma só dentada.

 

Membros anteriores

Os membros anteriores do T. rex eram desproporcionadamente curtos. Tinham apenas dois dedos e não chegavam à sua boca. Provavelmente não seriam utilizados para caçar presas.

Podemos não saber se o T. rex comia animais vivos ou mortos, mas uma coisa é certa: ele comia muito!

Por isso muitos cientistas acreditam que ele tanto caçava, como se alimentava de cadáveres. Este debate vem comprovar que ainda não conhecemos totalmente o nicho ecológico ocupado pelo T. rex.