T-rex em Portugal?


 

Diga-nos o que pensa

 

O Allosaurus e o Torvosaurus são dois dinossauros predadores que viveram no Jurássico Superior. Durante muito tempo, pensou-se que teriam vivido apenas na América do Norte, até que foram encontrados fósseis destes animais em Portugal.

Nessa altura vivia também em Portugal o Aviatyrannis, um antepassado direto dos tiranossaurídeos, cujo nome significa “o avô dos [dinossauros] tiranos”.

O T-rex viveu na zona ocidental dos EUA e no Canadá durante o Cretácico Superior. Até hoje não se encontraram fósseis de T-rex em Portugal ou em qualquer outro local do mundo. Analise os globos terrestres e compare a disposição dos continentes no Jurássico e no Cretácico.

 

Poderá o T-rex ter vivido por aqui?

Dê a sua opinião usando o destacável do livro de campo que lhe é entregue à entrada e saiba o que os cientistas pensam sobre este assunto.

 

O que pensam os cientistas hoje

 

Durante o Jurássico, o super-continente Pangea dividiu-se na Laurásia (a norte) e na Gondwana (a sul) e a Europa começou a separar-se da América, formando um proto-oceano Atlântico. A existência de Allosaurus e Torvosaurus em Portugal e nos EUA sugere a existência de passagens entre os dois continentes durante o Jurássico Superior. O mesmo acontece para outros géneros deste período, como o Stegosaurus, o Camarasaurus e também alguns répteis e mamíferos

 

Em Portugal existem poucas rochas do Cretácico terminal, o que pode contribuir para explicar porque nunca se encontraram fósseis de T-rex por cá. Para além disso, nesta altura, a América e a Europa estavam bastante afastadas, o que dificultaria a migração de espécies entre estes continentes. No entanto, é provável que as passagens tenham acontecido entre a América do Norte e a Ásia, explicando a presença de um parente próximo do T-rex neste continente, o Tarbosaurus bataar