Para além do visível - Explorar um átomo


 

Na exposição: Responda às perguntas para ficar a conhecer o átomo de carbono, os seus componentes e as suas interações. Podem jogar várias pessoas ao mesmo tempo. Será que a maioria acerta?


Que poderá o átomo esconder? 


Um átomo é constituído por um núcleo e eletrões muito mais pequenos a orbitarem em torno dele. O núcleo, por seu lado, é constituído por protões e neutrões. O núcleo tem uma carga elétrica positiva, enquanto os eletrões têm uma carga negativa. 

Desde o início do século XIX é sabido que a matéria é constituída por átomos, ainda que não pudessem ser observados com o equipamento da época. Um século depois, o físico Ernest Rutherford revelou a estrutura básica do átomo. Mais tarde, veio a descobrir-se que o protão e o neutrão do núcleo atómico são constituídos por partículas ainda mais pequenas, os quarks. Os eletrões, por seu lado, pertencem à família dos leptões. De acordo com os conhecimentos atuais, os quarks e os leptões não podem ser divididos em partículas mais pequenas. Daí o nome que lhes damos de partículas elementares ou fundamentais.

Demócrito, um filósofo da Grécia Antiga, já tinha sugerido, por volta de 400 AEC, que o mundo seria formado por partículas indivisíveis, os átomos. O nome vem da palavra grega atomos, que significa indivisível. A sua ideia ainda hoje é considerada correta, embora as partículas a que chamamos indivisíveis incluam, por exemplo, os quarks e os leptões, não os componentes básicos da matéria que conhecemos como átomos.