Para além do visível - Era uma vez: A matéria


 

Na exposição: Veja o filme para descobrir como surgiram a Terra, o Sol, as estrelas e todo o universo.


Que nos ensinou a cosmologia? 

De acordo com as correntes científicas dominantes da atualidade, o nosso universo formou-se há 13,7 mil milhões de anos, quando se deu a expansão de um ponto extremamente pequeno de energia concentrada, num fenómeno que conhecemos como o "Big Bang". Esta teoria é suportada por diversas observações, como a expansão do universo e a radiação cósmica de fundo que nos chega do espaço.

Três minutos após o Big Bang, formaram- -se os primeiros núcleos de átomos de hidrogénio e de hélio. A temperatura continuou a baixar, permitindo aos eletrões unir-se aos núcleos e formar átomos. A pouco e pouco, estes átomos combinaram-se e formaram pedaços de matéria que acabaram por se tornar estrelas e planetas. No centro das estrelas, formaram-se átomos mais pesados. Todos nós provimos destes átomos, criados pelo Big Bang. Entre os cientistas, a teoria do Big Bang é a interpretação dominante de como o universo terá surgido, mas ainda há muitas perguntas por responder. Espera-se que as experiências realizadas com o grande acelerador de partículas do CERN lance mais alguma luz sobre esta matéria.

A radiação cósmica de fundo é uma das provas mais sólidas da teoria do Big Bang. Cerca de um por cento da "neve", ou ruído, que se observa numa televisão antiga fora do tempo de emissão é provavelmente causado pela radiação cósmica de fundo. Isto significa que na realidade podemos "assistir" ao Big Bang na televisão, ou pelo menos a ecos dele.