Para além do visível - Lentes gravitacionais


 

Na exposição: Olhe para as luzes através das lentes. Mova-se um pouco para a direita ou para a esquerda, e olhe novamente. Como é que as luzes se alteram?


Por que é que a luz não se desloca em linha reta? 

Quando olha através de uma das lentes, vê arcos de luz estreitos. Através da outra lente deverá ver diversas imagens da fonte de luz. As lentes ajudam a ilustrar um fenómeno relacionado com a teoria geral da relatividade, a que se dá o nome de lente gravitacional.

Quando a luz passa junto de um corpo, muda a sua trajetória, porque o espaço- -tempo é deformado pela massa desse corpo. Quanto maior for a massa, maior será o desvio da trajetória. Se a massa entre a fonte de luz e o observador for suficientemente grande, como uma galáxia ou um buraco negro, a luz emitida pela fonte de luz pode ser observada como um anel em torno da massa. Isto permite detetar de forma indireta os buracos negros, que de outra forma seriam invisíveis.Talvez se recorde de uma experiência de Física feita na escola, em que a capacidade de uma lente era determinada ao medir-se a distância de um objeto e de uma imagem formada por essa mesma lente. O mesmo princípio é usado atualmente para identificar uma massa invisível de matéria negra entre um objeto distante e a Terra, medindo até que ponto a massa deformou a luz emitida pelo objecto.