Para além do visível - Contínuo espaço-tempo


 

Na exposição: Com a ajuda deste modelo, pode imaginar como ocorre a curvatura do espaço-tempo.


O que é uma deformação no espaço-tempo? 

De acordo com a teoria geral da relatividade de Albert Einstein, a matéria deforma o espaço-tempo. A distorção do espaço-tempo pela matéria é frequentemente ilustrada por uma folha elástica deformada pelo peso de uma bola. Se colocar uma bola mais leve na folha, esta irá rolar na direção da mais pesada ao longo de uma linha curva e espiral. Da mesma forma, na curvatura do espaço- tempo, o caminho mais curto nunca é linear. A espiral deste modelo também ilustra como o espaço-tempo pode ser deformado quando dois buracos negros se fundem.

Na teoria geral da relatividade, o movimento dos objectos e da luz é explicado pela curvatura do espaço-tempo e não é necessário que haja uma teoria da gravitação separada. No entanto, é impossível ilustrar com precisão as leis da relatividade com um modelo a três dimensões, porque este não permite visualizar a quarta dimensão: o tempo.

Inicialmente, a teoria da relatividade foi utilizada para descrever o universo sem qualquer ligação à vida concreta do dia-a- -dia. Hoje em dia já não é assim. Por exemplo, sem os ajustamentos baseados na teoria da relatividade, a precisão da navegação através de aparelhos GPS ver-se-ia reduzida em quase 300 metros por dia.