Para além do visível - Einstein e a gravidade


 

Na exposição: Veja o filme para descobrir como Albert Einstein estabeleceu a teoria geral da relatividade.

Por que motivo os objectos caem? 

Os estudos de Galileu Galilei e, mais tarde, de Isaac Newton, sobre o movimento e a gravidade colocaram um problema difícil à física do século XVII. A massa de um objecto parecia ter duas características explicáveis por dois fenómenos diferentes. Um objecto oferece resistência às alterações do seu movimento, ou seja, a aceleração, mas por outro lado, é afectado pela gravidade, que provoca a sua queda. Como é que estas duas características, conhecidas como massa inercial e gravitacional, podem combinar- -se? Albert Einstein ponderou durante muitos anos sobre esta questão.

Einstein observou que uma pessoa dentro de um elevador fechado no espaço não poderia distinguir se a sua sensação de peso se devia à aceleração do elevador ou à gravidade. Isto levou Einstein a desenvolver a teoria geral da relatividade, segundo a qual a massa inercial e gravitacional são a mesma coisa. O conceito de Einstein veio mais tarde a ser verificado através de experiências.

No dia-a-dia, é difícil compreender a diferença entre a massa gravitacional e inercial. Os astronautas analisaram esta diferença atirando objectos na Lua. A massa inercial é a mesma que na Terra, por isso os objectos saem disparados quando são atirados, tal como na Terra. No entanto, devido à reduzida gravidade da Lua, os objectos tornam-se menos pesados e, por isso, são projectados para mais longe na Lua do que na Terra.