Para além do visível - De que são feitas as estrelas?


 

Na exposição: Seleccione o espectro (assinatura de luz) de um átomo. Depois tente encontrar um local em que a assinatura de luz do átomo coincida com as linhas escuras do espectro do Sol. Prima o botão para verificar se obteve uma correspondência correcta.

Como conhecemos a composição das estrelas?

Comparar o espectro da luz solar com o espectro de diferentes gases incandescentes permite saber que elementos químicos existem no Sol.

O espectro da luz emitida por um gás apenas revela as linhas coloridas que são características desse elemento químico quando a temperatura é suficientemente baixa (espectro de emissão). A temperatura do gás do Sol é tão elevada que o espectro de luz que emite é contínuo. Este revela todas as cores. No entanto, a luz solar viaja através de uma atmosfera gasosa que existe em torno do Sol, e os átomos destes gases absorvem os comprimentos de onda da luz (isto é, as cores que vemos) que eles próprios emitiriam a uma temperatura mais baixa. A partir deste espectro de absorção contendo linhas escuras é possível determinar os gases encontrados na camada superficial do Sol: principalmente hidrogénio e hélio.

Em 1868, linhas produzidas por um elemento até aí desconhecido foram observadas no espectro do Sol. O gás era o hélio, cujo nome vem da palavra grega Helios, que significa Sol. O hélio apenas foi encontrado na Terra em 1895.