Para além do visível - Distância medida por paralaxe


 

Na exposição: Uma apresentação multimédia ajudá-lo-á a medir a distância de uma estrela.

Como podemos calcular a distância a que se encontra uma estrela?

Paralaxe significa uma mudança aparente na posição de uma estrela próxima da Terra em relação às estrelas mais distantes, efetuando-se essa medição num intervalo de seis meses em lados opostos da órbita da Terra. A paralaxe é o ângulo no topo de um triângulo em que um dos lados é o raio da órbita da Terra e outro é a distância do Sol à estrela. O triângulo pode então ser usado para calcular a distância à estrela.

As estrelas estão tão distantes da Terra que durante muito tempo foi impossível calcular a sua distância. Em 1838, o astrónomo Friedrich Bessel conseguiu determinar a distância da Terra a uma estrela ao medir a sua paralaxe. A medição a partir da Terra apenas pode ser usada para as estrelas mais próximas, localizadas até 320 anos-luz do nosso planeta. Em 2011, a ESA lançou um satélite para o espaço que poderá ser usado para medir a paralaxe de estrelas a uma distância até 25 000 anos-luz. A distância a objetos ainda mais afastados tem de ser determinada por métodos indiretos, como a medição do “desvio para o vermelho”.

A visão estereoscópica dos seres humanos tem por base o mesmo fenómeno de paralaxe. A perceção tridimensional do espaço que nos rodeia deve-se ao facto de os nossos olhos verem os objetos próximos em ângulos ligeiramente diferentes.