Para além do visível - Espectrometria


 

Na exposição: Prima um botão para escolher um gás. Olhe através da rede no centro para ver a singular assinatura de luz que cada gás produz.

Os segredos fantásticos das linhas coloridas 

A luz produzida por uma lâmpada de descarga de gás é constituída por comprimentos de onda que são específicos desse gás. A rede de difração faz com que cada comprimento de onda surja como uma linha colorida. Estas linhas compõem o espectro, ou distribuição de cores, da luz emitida pelo gás incandescente. Ao estudo deste espectro dá-se o nome de espectrometria.

Cada gás produz um espectro diferente, com um padrão de linhas típico para cada substância em particular. O espectro funciona como uma impressão digital que pode ser usada para identificar a substância. Os espectros permitem aos astrónomos identificar a matéria das estrelas através da análise das suas luzes. A compreensão da relação entre a luz e a matéria marcou o início da cosmologia moderna e da física quântica.

A espectrometria também é usada no estudo de muitas substâncias comuns. Além disso, permite analisar comprimentos de onda de luz ultravioleta e infravermelha que são invisíveis à vista desarmada. Por exemplo, a composição molecular secreta de um perfume caro pode ser determinada com a utilização de um espectroscópio de infravermelhos.