O sistema Terra - Ventos de mudanša


 

Na exposição: Rode o volante para fazer girar o globo. Experimente fazer girar o globo a velocidades diferentes e em direcções opostas.


O vento sopra por todo o lado

Se rodar a esfera lentamente, poderá observar correntes suaves e ordenadas que fluem na mesma direção. Se girar o globo rapidamente, as correntes tornam-se mais complexas. 

A rotação da Terra faz circular o ar na atmosfera. Existe uma estreita relação entre a posição dos continentes, a circulação da água dos oceanos e a circulação atmosférica. Em conjunto, geram o estado diário do clima do globo e as condições climatéricas de longo prazo em diferentes áreas, as chamadas zonas climáticas. Se algum destes fenómenos geográficos mudar, isso afetará as condições climatéricas locais e trará mudanças ao próprio clima. 

A circulação geral da atmosfera origina um clima chuvoso em grande parte da Europa, por influência do Oceano Atlântico. O ar enche-se de vapor de água enquanto se desloca sobre o oceano. Se a Europa recebesse ventos regulares do Leste, o clima médio seria muito mais seco do que atualmente. Os verões seriam também muito mais quentes e os invernos muito mais frios.