O sistema Terra - A viagem dos continentes


 

Na exposição: Olhe para dentro do recipiente e veja a areia a deslocar-se e a fluir. Observe como o padrão se recompõe rapidamente.


O chão sólido pode flutuar?

Da mesma forma que a vibração faz com que a areia se desloque neste recipiente, os movimentos no interior do nosso planeta causam a deformação da crosta terrestre. Em certos locais, esta estica-se e torna-se mais fina. Noutros, a crosta encurta- se, deforma-se e torna-se mais espessa. 

A camada rochosa externa da Terra, a litosfera, divide-se em oito grandes placas tectónicas. A gravidade e os movimentos no interior da Terra forçam estas placas a afastar-se ou aproximar-se umas das outras. Normalmente, movem-se entre 3 a 10 centímetros por ano. Os sismos fortes, a atividade vulcânica e a formação de montanhas ocorrem ao longo das fronteiras das placas. 

Um sismo é o resultado de uma libertação súbita de energia na crosta terrestre após um longo período de tensão crescente. Isto gera vibrações. Um grande sismo que ocorra debaixo do mar pode criar uma onda gigante chamada tsunami.