Viver melhor - Explorar o corpo humano


 

Na exposição: Selecione o sexo. Ande para a frente e para trás entre as guias e espreite o corpo humano através de uma ressonância magnética. Consegue detectar os diferentes tecidos: músculos, pele, ossos e órgãos? Esta exposição não utiliza imagens em tempo real do seu corpo.


Até que ponto conhece o seu corpo?

Esta animação é uma sequência de várias imagens por Ressonância Magnética (IRM) do corpo humano. Pode analisar diferentes secções do corpo humano, tal como um médico ao fazer o diagnóstico.

Os papiros egípcios datados de 1600 AEC mostram que já nessa altura se conheciam vários órgãos, tais como o coração, o fígado, o hipotálamo e os rins. Também se sabia que os vasos sanguíneos partiam do coração. Contudo, apenas nos últimos cem anos se começou a adquirir um conhecimento profundo da estrutura e funcionamento do corpo humano devido a contribuições significativas da engenharia informática, da física médica, da química e da biologia. Ainda assim, muito permanece por descobrir.

O conhecimento da anatomia humana tem evoluído significativamente com o avanço das técnicas de imagiologia. Estas tornaram-se um instrumento fundamental no tratamento médico, pois permitem aos médicos realizar diagnósticos rápidos e precisos sem causar dor ou lesões no doente.