Viver melhor - Beleza interior


 

Na exposição: Pare por detrás de uma imagem e observe o interior do corpo humano.

Já viu o que está para lá da sua pele?

Diferentes técnicas de imagiologia mostram diferentes perspectivas do nosso corpo. O médico solicitará uma determinada imagem do corpo do doente de acordo com aquilo que necessita de ser examinado.

Uma das maiores realizações do século passado foi a imagiologia médica. Durante séculos, o conhecimento da anatomia humana estava confinado à dissecação de cadáveres. A descoberta dos raios X, em 1895, marcou o início de uma nova era na medicina. Desde então, é possível ver o interior do corpo humano sem o lesionar. Na década de 70, a introdução de tecnologias informáticas na imagiologia médica melhorou significativamente a possibilidade de efectuar um diagnóstico visual claro. Finalmente, a combinação de diferentes técnicas numa única imagem resultou na representação em 3D do corpo humano. A imagem detalhada e ao vivo de determinadas partes do corpo humano levou a representações animadas e completas das funções do organismo.

Através da informação disponibilizada por diferentes técnicas de imagiologia é possível saber o tipo de lesão que o doente tem e se será necessário ou não operar. Em muitos casos, isto significa que apenas uma pequena cirurgia é necessária e o processo de recuperação é mais curto.