Viver melhor - Planeamento familiar


 

Na exposição: Rode os três cilindros para fazer coincidir um método contraceptivo com a descrição correcta e a época em que se vulgarizou a sua utilização.


O controlo da natalidade ao longo da história

O ser humano utiliza métodos de controlo da natalidade há mais tempo do que se possa pensar; na verdade, a sua utilização remonta à pré-história. Contudo, os antigos métodos de contracepção não eram tão seguros nem tão eficazes como os actuais.

Embora no passado as pessoas soubessem pouco acerca do processo de fertilização, sabiam que dependia do sexo. O esperma foi visto pela primeira vez ao microscópio no século XVII e embora se especulasse que as mulheres tivesse dentro de si algo semelhante a um ovo, a fertilização só foi compreendida quando observada numa estrela- do-mar em 1877. Esta informação levou à criação de métodos de contracepção mais eficazes, tais como o preservativo. Por fim, a descoberta das hormonas femininas nos anos 1930 deu origem à pílula contraceptiva.

Sem o controlo da natalidade, uma mulher saudável pode ter quinze ou mais filhos durante a sua vida. Os homens são férteis durante a maior parte das suas vidas. Antes de 1950, as famílias eram consideravelmente mais numerosas do que actualmente. Por exemplo, nos Estados Unidos, a taxa de natalidade em 1890 era de 31 nascimentos por cada 1000 pessoas. Em 2000, tinha diminuído para 13 nascimentos. Da mesma forma, em 1950 a mão de obra feminina com 16 anos ou mais representava 33,9%, ao passo que em 1998 representava 59,8%.