Viver melhor - Antibióticos vs. bactérias


 

Na exposição: Imagine que é um antibiótico! Utilize a sua imagem no ecrã para apanhar as bactérias e impedi-las de se propagarem. Siga as instruções no ecrã.


Pare a infeção!

Quanto toca numa bactéria, esta perde a sua capacidade para se reproduzir. Mas atenção, os antibióticos não têm qualquer efeito sobre os vírus.

Embora determinados tipos de bactérias e vírus causem doenças com sintomas semelhantes, a forma como se multiplicam e propagam a doença é diferente. As bactérias são organismos vivos constituídos por uma única célula, que se reproduzem dividindo-se em duas novas células. Os antibióticos interferem neste processo. No entanto, não são eficazes no combate aos vírus pois estes não são constituídos por células e podem apenas reproduzir-se infetando outros organismos.

Os antibióticos ajudaram a curar muitas infeções que no passado eram mortais, tais como a pneumonia e a tuberculose. No entanto, a sua utilização excessiva e inapropriada tornou-os menos eficazes no combate a infeções bacterianas. Em 1945 eram necessárias cerca de 40 000 unidades de penicilina para curar uma pneumonia, enquanto que atualmente são utilizadas 24 milhões de unidades por dia para tratar casos graves.