Esqueletos de T-rex e Saurornitholestes


Pernas para que te quero?

A capacidade de um animal para correr ou caminhar depende, em parte, dos ossos dos seus membros posteriores. Repare nas pernas dos humanos: o fémur e a tíbia têm mais ou menos o mesmo comprimento, o que é ideal para caminhar mas não para correr velozmente. A avestruz, por sua vez, tem um fémur muito curto e uma tíbia longa, tornando-a a ave mais veloz em terra. Compare agora os comprimentos relativos do fémur e da tíbia do T. rex e do Saurornitholestes. Estarão os dois adaptados à corrida?

O fémur de um T. rex adulto é pouco mais comprido do que a tíbia, logo ele não seria um grande corredor, em comparação com a avestruz. O Saurornitholestes está anatomicamente preparado para perseguir velozmente as suas presas.

 

Presas lentas ou mesmo paradas

Os animais velozes correm para perseguir presas ou escapar a predadores, enquanto os animais que necessitam de percorrer longas distâncias, normalmente estão mais adaptados à marcha.

Tendo em consideração a massa do T. rex e a morfologia dos ossos, sabemos que ele não seria um corredor veloz. Poderá isto significar que o T. rex não era um predador e fazia grandes caminhadas à procura de cadáveres?

Bem, talvez preferisse presas grandes e lentas como o Triceratops. Na realidade, aqui parece ter apanhado um...Só não sabemos se o caçou, ou se este já estaria morto.

 

Braços para agarrar?

O Saurornitholestes agarrava as presas com os seus longos membros anteriores flexíveis. Compare-os com os do T. rex. Que mãos lhe parecem mais eficientes para agarrar?

Os membros anteriores do T. rex eram diminutos, praticamente do comprimento dos braços de um homem adulto. Nada impressionantes para um animal com um comprimento de 12 m. Não alcançavam a boca e tinham apenas dois dedos: pouco práticos para agarrar presas. Alguns autores consideram ainda que as proporções invulgares dos seus membros anteriores não lhe permitiriam levantar cargas pesadas.

Será este um indício de que o T. rex era necrófago?

 

Um predador acrobático?

O Saurornitholestes era um corredor veloz e um predador acrobático. Um conjunto de ossos sobrepostos ao longo da cauda conferia-lhe estabilidade quando corria, ajudando-o a conservar energia.

A cauda rígida também contribuía para o seu equilíbrio, permitindo-lhe fazer investidas ou mudar rapidamente de direção numa perseguição. Compare o esqueleto do Saurornitholestes com o do T. rex.

 Seria o T. rex um predador ágil?