T-rex vs Ankylosaurus


 

AnkylosaurusTyrannosaurus rex

A melhor defesa

Será que a armadura do Ankylosaurus servia para o proteger do predador T. rex? O Ankylosaurus era o maior dos dinossauros com armadura, chegando a atingir um comprimento de 7 metros e um peso de 7 toneladas. Embora fosse herbívoro, tinha um aspeto feroz e uma couraça poderosa.

A cabeça, dorso e cauda estavam cobertos por espessas placas ósseas e várias filas de espigões afiados que eram mais do que suficientes para dissuadir a maioria dos predadores. Caso isto não fosse suficiente, o Ankylosaurus podia desferir golpes com a sua poderosa cauda em forma de maço.

 

Olho para espiar?

Compare a posição dos olhos no T. rex e no Ankylosaurus. Que diferenças encontra?

Em geral, as presas têm os olhos em posição lateral, aumentando a visão periférica e protegendo-os de ataques surpresa. Por sua vez, os predadores têm normalmente os olhos em posição frontal, o que lhes permite ter noção de profundidade e avaliar melhor as distâncias. Mas nem só os predadores necessitam de uma boa visão. Muitos necrófagos também apresentam esta característica.

A posição frontal dos olhos do T. rex tanto pode indicar que ele era um predador como um necrófago.

 

Espigões afiados

O Stegosaurus stenops e o Miragaia longicollum possuíam espigões assustadores na cauda. Será que os usavam para defesa ou apenas para impressionar os predadores?

 

O Stegosaurus movia-se muito lentamente, a uma velocidade máxima de 7 km/h, tornando-se uma presa fácil. Foram encontrados espigões de Stegosaurus com evidências de traumatismos e uma vértebra caudal de Allosaurus com uma marca onde um espigão encaixa na perfeição. Isto sugere que o Stegosaurus usaria a sua cauda armada como defesa.

O Miragaia longicollum, que viveu em Portugal, provavelmente também usaria os espigões caudais para se defender do Allosaurus.