Viver melhor - A vida em revista



Na exposição: Sente-se em frente ao ecrã. Selecione o seu sexo, escolha um ano e prepare-se para tirar uma fotografia. Veja que idade seria provável atingir se tivesse nascido nesse ano.


Quanto tempo vamos viver?

É notícia de primeira página! Compare a esperança média de vida no ano 2000 com a de 1950 e 1900.

A melhoria dos cuidados de saúde e das condições sanitárias, os antibióticos, a vacinação pública, alimentos para bebé mais nutritivos, a monitorização do feto durante a gravidez e outros numerosos avanços tornaram possível prolongar a esperança de vida do ser humano. A esperança de vida à nascença é o número médio de anos que se pode esperar viver se as condições de vida se mantiverem as mesmas. É um dado estatístico e não significa que as pessoas não possam viver mais. Uma das principais razões pelas quais atualmente a esperança de vida é superior nos países ocidentais tem a ver com o facto de a taxa de mortalidade infantil ser muito inferior à verificada no século XIX. No passado, a infância era a etapa do desenvolvimento em que os seres humanos corriam mais riscos.

Hoje, a esperança de vida é muito diferente em diversas partes do mundo, dependendo, por exemplo, da saúde pública, dos cuidados médicos e da alimentação. Por outro lado, a existência de boas redes sociais numa comunidade contribui para aumentar a esperança de vida. Talvez por isso, a ilha de Okinawa, no Japão, possui o maior número de pessoas com mais de 100 anos.